Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 40 anos de profissão, 18 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Política Compartilhar
De olho em 2026

O peso do gesto de Tarcísio que agradeceu ao PSD e elogiou Jorge Bornhausen

Governador de São Paulo participou de um jantar com a cúpula da sigla e políticos catarinenses

• Atualizado

Por

Divulgação
Divulgação

Ninguém tem a mínima dúvida de que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, é um aliado e tem sua carreira política ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), portanto quando ele se manifesta com agradecimentos e elogios a líderes do PSD há um efeito político considerável. Foi o que ocorreu, no domingo (25), quando Tarcísio era a figura principal em um jantar promovido pela cúpula nacional do pessedista, liderada pelo ex-prefeito Gilberto Kassab, na capital paulista.

Tarcísio, cotado para concorrer à Presidência pela direita, agradeceu ao PSD que foi decisivo em sua eleição, em 2022, e destacou sua gratidão com elogios a três líderes da sigla: Cláudio Lembo (in memoriam), Guilherme Afif e o catarinense Jorge Bornhausen, todos presentes no encontro.

O presidente estadual do PSD catarinense, Eron Giordani, e o presidente da Assembleia Legislativa, Julio Garcia, também participaram do encontro. Bornhausen e o restante da comitiva permaneceram com Kassab após o jantar, um encontro reservado, enquanto há grupos dentro da sigla que tentam levar o apoio da sigla ao governador Jorginho Mello (PL), no projeto de reeleição, liderados pelo prefeito Topázio Neto, de Florianópolis, e o secretário Paulo Bornhausen (Articulação Internacional e Projetos Estratégicos).

João é o destaque na propaganda do PSD na TV

Reprodução/PSD

A campanha institucional do PSD, que está no ar desde a segunda-feira (27), no horário partidário, tem o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, como figura de destaque nas inserções, assim como a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan.

João mostra as realizações à frente da maior cidade do Oeste, que têm como carro-chefe o acolhimento e enfrentamento à situação de rua, que garante ter reduzido 90% o número de pessoas nessa condição. O PSD pretende que esta tema seja um contraponto ao governo de Jorginho Mello (PL).

Na pauta de João, ainda estão a segurança pública, a infraestrutura e as políticas sociais são os temas centrais que guiam os programas partidários do PSD. A nova campanha será veiculada em todas as regiões do Estado e reforça: o PSD tem nome, projeto e coragem para liderar Santa Catarina.

O prefeito de Chapecó ainda tem na manga a amizade com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que rende votos.

Justiça Federal “segura” mudança de nome na UFSC

Decisão da 4ª Vara Federal de Florianópolis determina ao reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, que não permita a alteração do nome do campus, uma homenagem ao primeiro reitor da instituição, professor João David Ferreira Lima, enquanto não houver decisão expressa e definitiva do Conselho Universitário sobre a impugnação apresentada pelo filho do ex-reitor no processo administrativo da universidade.

Na decisão do juiz federal Vilian Bollmann, só será permitida alguma decisão sobre a proposta depois desta terça-feira (27), se a sessão do conselho deliberar.

O futuro da APA da Baleia Franca foi debatida em Brasília

A deputada Geovania de Sá durante a audiência Pública. Divulgação

Exclusão de toda a faixa terrestre da linha de preamar do polígono da APA, mantendo a proteção marinha. Reconhecimento de que a configuração atual apresenta distorções, com restrições excessivas em áreas urbanizadas. Apoio à Lei 13.465/2017, como caminho legal para regularização fundiária, evitando demolições e garantindo estabilidade social. Proposta de reforço da proteção no ambiente marinho, com ênfase em ações de monitoramento e resgate de baleias. Adequação aos planos diretores municipais e à realidade local, respeitando o Código Florestal (Lei 12.651/2012).

Estes foram os resultados práticos da audiência pública que analisou o projeto da deputada federal Geovania de Sá (PSDB) sobre a revisão dos limites da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, localizada no litoral sul de Santa Catarina, e que atualmente impacta diretamente a vida de mais de 50 mil moradores da região, pois, em alguns casos, entrou dentro da casa das pessoas. O encontro foi realizado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados e durou mais de quatro horas.

O projeto de Geovania se alinha a outra proposta que está no Senado, assinada pelo senador Esperidião Amin (PP). Participaram da audiência, o prefeito de Laguna, Peterson Crippa (PL); o prefeito de Jaguaruna, Laerte Silva; e a doutora Natália Folster, diretora de Regularização Fundiária do Estado. A tentativa de harmonizar a situação com o governo federal, o Ministério Público Federal e o Poder Judiciário, buscar evitar a demolição de residências e desalojar famílias.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.