“O mundo tem interesse no sucesso da democracia brasileira”, diz Obama
Assim como Joe Biden, ex-presidente dos Estados Unidos condenou os ataques golpistas em Brasília
• Atualizado
O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama se manifestou na noite de segunda-feira (9) contra a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes. O ex-líder juntou-se a outras lideranças mundiais que já haviam se posicionado a favor da democracia e mostrado apoio ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“O mundo inteiro tem interesse no sucesso da democracia brasileira.”, escreveu Obama no Twitter. ” Juntos, devemos rejeitar qualquer esforço para derrubar ou perturbar a vontade do povo brasileiro e afirmar a transferência pacífica de poder como pedra angular da democracia.”
No domingo (8), Biden já havia se manifestado em seu perfil oficial no Twitter. Ele afirmou que as instituições democráticas brasileiras têm “total apoio” dos Estados Unidos e que os atos de vandalismo na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes são um “atentado à democracia”. O líder norte-americano foi acompanhado pelo presidente da França, Emmanuel Macron, Alberto Fernandez da Argentina, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau e o presidente do México, Andrés Manuel Lopez Obrador.
México, Estados Unidos e Canadá, inclusive, divulgaram uma nota conjunta condenando os ataques.
“Canadá, México e Estados Unidos condenam os ataques de 8 de janeiro à democracia brasileira e à transferência pacífica do poder. Apoiamos o Brasil na salvaguarda de suas instituições democráticas. Nossos governos apoiam o livre arbítrio do povo brasileiro. Estamos ansiosos para trabalhar com o Presidente Lula em prol de nossos países, do Hemisfério Ocidental e além”, diz o texto, publicado pela Casa Branca.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO