Novos secretários, concurso da Saúde, projeto da penitenciária; Governador de SC destaca ações
Em café com jornalistas na Casa D’Agronômica nesta terça-feira (18), o governador Jorginho Mello (PL) apresentou a situação financeira do Estado e fez diversos anúncios
• Atualizado
Em café com jornalistas na Casa D’Agronômica nesta terça-feira (18), o governador Jorginho Mello (PL) apresentou a situação financeira do Estado e fez diversos anúncios. Ele reafirmou que vai tirar a Penitenciária de Florianópolis, apresentar um projeto cultural e social para o local e criar 8 mil novas vagas.
Leia Mais
Também disse que vai anunciar o novo secretário de Estado de Justiça e Reintegração Social no dia 5 de março. O nome deve vir do próprio sistema. Reforçou, ainda, que o concurso público da Saúde, que deve abrir 700 vagas, terá o edital lançado ainda no primeiro semestre.
Segundo Jorginho, o Estado vai abrir um Procedimento de Manifestação de Interesse (PIM) para serem apresentados projetos para a revitalização e nova estrutura no local onde atualmente funciona a penitenciária na Capital.
Obrigatoriamente, o projeto deve incluir propostas culturais, como salas de cinema, e áreas de uso social. A ideia de Jorginho é uma Parceria Pública e Privada (PPP) que permita a valorização do bairro e uso social.
Sobre a criação de novas vagas do sistema penitenciário e remanejamento dos detentos de Florianópolis, o primeiro deve ser a transferência de cerca de 75 pessoas do Hospital de Custódia ao Instituto de Psiquiatria de São José.
Contas do Estado
O secretário da Fazenda, Cleverson Siewert apresentou um panorama das contas do Estado, destacando um crescimento de 12% na arrecadação, com crescimento em todos os segmentos e sem aumento de impostos.
Segundo os números, foram investidos R$ 4,4 bilhões no ano passado, o que representa quase o dobro da média registrada na última década. Conforme o secretário, todos os mínimos constitucionais tiveram aumento, com destaque para a Saúde, que recebeu R$ 1,5 bi a mais na saúde (15,80%).
“Quando assumimos o Estado, herdamos muitas dificuldades e não havia dinheiro em caixa para fazer tudo o que tinha que ser feito. Enfrentamos com coragem esse desafio e livramos Santa Catarina do cheque-especial” disse o governador.
Projeto de VLT e voos regionais
Dois projetos chamaram a atenção durante a fala do governador. Jorginho anunciou a contratação de um estudo para a implementação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), saindo de Santo Amaro da Imperatriz, passando por Palhoça, São José e norte da Ilha, em Florianópolis.
Entre o continente e a Ilha, o VLT deve passar pelo meio das pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles.
Além do VLT, o governador afirmou que o Estado pretende subsidiar uma empresa aérea para disponibilizar voos regionais. Doze aeroportos já receberam melhorias e reformas para garantir a infraestrutura necessária. A proposta está sendo discutida internamente na Secretaria de Porto, Aeroportos e Ferrovias.
Novos secretários
Além do nome para Justiça e Reintegração Social, no dia 5 de março também devem ser empossados os nomes do MDB que passarão a compor o governo.
O deputado federal Carlos Chiodini (MDB) foi confirmado na Secretaria de Estado da Agricultura. O deputado estadual Emerson Stein (MDB) poderá assumir a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Economia Verde. Os emedebistas ainda devem indicar um nome para a Fesporte.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO