Moraes determina perícia médica da PF para avaliar pedido de cirurgia de Bolsonaro
A perícia para cirurgia de Bolsonaro deve ocorrer em até 15 dias
• Atualizado
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (11) que Jair Bolsonaro (PL) seja submetido a uma perícia médica oficial da Polícia Federal (PF) no prazo de até 15 dias. O ex-presidente está preso na Superintendência da corporação em Brasília, condenado por tentativa de golpe de Estado e cumprimento de pena de 27 anos e 3 meses, definido pelo STF em 25 de novembro.
A decisão ocorre um dia após a defesa de Bolsonaro enviar novos laudos médicos ao Supremo, alegando “intercorrências” no quadro de saúde e defendendo a necessidade de uma cirurgia imediata. No despacho, Moraes destacou que os documentos apresentados não são recentes, o mais atualizado foi realizado há três meses, e que, na época, nenhum dos médicos indicou urgência cirúrgica.
O ministro também lembrou que Bolsonaro passou por um exame médico-legal no dia 22 de novembro, quando foi preso preventivamente por tentar violar a tornozeleira eletrônica. O procedimento, segundo ele, não registrou qualquer condição que justificasse intervenção cirúrgica imediata.
A defesa anexou relatórios assinados pelos médicos Cláudio Birolini, Maria Grazziotin Pasolini e Leandro Santini Echenique, alegando agravamento do estado de saúde do ex-presidente.
Com a determinação, a Polícia Federal deverá realizar a perícia médica e apresentar o laudo diretamente ao STF, que avaliará se há necessidade de autorizar ou não a operação solicitada.
*Com informações do SBT News
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO