Política Compartilhar
86 anos depois

Mesa diretora tem 1ª mulher a assumir secretaria da Alesc desde Antonieta de Barros; veja quem é

Última vez ocorreu há 86 anos, em 1937

• Atualizado

Giovanna Pacheco

Por Giovanna Pacheco

Mariana Pedrozo

Por Mariana Pedrozo

Fonte: Museu da Escola Catarinense | Via: UDESC
Fonte: Museu da Escola Catarinense | Via: UDESC

A deputada Estadual Paulinha (Podemos) é a primeira mulher a assumir como 1ª secretária da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), desde Antonieta de Barros, em 1937. Após 86 anos, a ex-prefeita de Bombinhas agora é a segunda mulher a assumir a função na história do Legislativo catarinense.

“Quero me envolver fundamentalmente com esses compromissos com os prefeitos, como ajustar obras que são relevantes para os catarinenses. Quero espaços de empoderamento. Mostrar pro povo catarinense que uma mulher pode tanto quanto qualquer um”, afirma a deputada.

Foto: Giovanna Pacheco/ SCC SBT

Paulinha vibra pela vitória na mesa diretora, mas pondera que houve uma perda na representatividade feminina desde a última eleição, em 2018. “Antes, tínhamos cinco representantes mulheres no poder legislativo e hoje somos em apenas três. Sendo que, dessas três, apenas duas têm uma linha de pensamento feminista”. As outras duas parlamentares em Santa Catarina são Luciane Carminatti (PT) e Ana Caroline Campagnolo (PL).

As atribuições da parlamentar como 1ª secretária incluem a distribuição das matérias às comissões, assinar atos da Mesa e as atas, receber as proposições e mensagens governamentais e presidir a Corregedoria. Além disso, assume a direção das sessões na ausência do presidente e vice-presidentes.

Em resumo, segundo o colunista do Portal SCC10, Roberto Azevedo, o cargo de primeira secretária é como atribuição da prefeita da assembleia. “É ela quem recebe as demandas da assembleia, que encaminha os requerimentos, ela que pode receber as comunicações do Governo do Estado, Federal e de todos os poderes”, explica.

Conheça a trajetória de Paulinha (Podemos)

A deputada Paulinha é natural de Florianópolis, e, em 1990, filiou-se ao Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Pelo partido, foi eleita Vereadora em Bombinhas/SC, para o período de 2005-2008 e, durante o mandato, exerceu a função de 1a Secretária da Mesa Diretora, de 2005-2006. Foi duas vezes prefeita no mesmo município: no pleito de 2013 recebeu 3.016 e no pleito de 2017 conquistou 7.802 votos. 

Em 2018, afastou-se do executivo municipal para concorrer ao cargo de deputada estadual à Casa Legislativa, pelo PDT. Foi eleita com 51.739 votos – a quinta mais votada -, tomando posse para a 19ª Legislatura (2019-2023).

A Parlamentar foi Líder do Governo Carlos Moisés na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), de 2020 a 2021. Com isso consquistou também o marco de primeira mulher na história do Legislativo catarinense a exercer a liderança do governo.

Em abril de 2022, se filiou ao Podemos.

Quem foi Antonieta de Barros?

Antonieta de Barros foi a primeira mulher negra a assumir um mandato popular no Brasil e uma das primeiras mulheres eleitas do país, sendo a primeira de Santa Catarina. Além da atividade política, também foi professora e jornalista. No mês passado, Antonieta de Barros teve o seu nome incluído no livro de Heróis e Heroínas da Pátria, localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.