Lula venceria Bolsonaro por 55% a 32% no 2º turno, diz Datafolha
Segundo a pesquisa, petista também tem ampla vantagem no 1º turno das eleições
• Atualizado
O Instituto Datafolha divulgou, na noite desta quarta-feira (12), pesquisa que mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na liderança das intenções de voto para as eleições de 2022, com 41%, contra 23% do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Se ambos fossem para o 2º turno, o petista venceria o atual chefe do Executivo por 55% a 32%.
Os demais posíveis candidatos à Presidência da República aparecem logo abaixo em situação de empate técnico: o ex-ministro da Justiça Sergio Moro (sem partido), com 7%; o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 6%; e o apresentador Luciano Huck (sem partido), que tem 4% das intenções de votos.
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
A pesquisa, divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo, também traz o governador de São Paulo João Doria (PSDB), com 3%, e o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) e João Amoedo (Novo), empatados com 2%. Disseram que pretendem votar em branco, nulo ou em nenhum candidato 9% dos entrevistados. Outros 4% afirmaram que estão indecisos.
Cenários de 2º turno
Em um eventual 2º turno, o levantamento aponta que o ex-presidente Lula teria ampla vantagem contra Bolsonaro, com 55% ante 32% das intenções de voto. A pesquisa ainda constatou que o petista receberia a maioria dos votos destinados a João Doria, Ciro Gomes e Luciano Huck.
Já Bolsonaro herdaria os votos do ex-juiz federal Sergio Moro. Lula também venceria as eleições caso seu adversário fosse o governador de São Paulo, com 57%, ou então o ex-ministro da Justiça, com 53%.
Bolsonaro, por sua vez, empataria tecnicamente com João Doria, registrando 39% contra 40% do tucano. O atual presidente seria derrotado pelo ex-governador do Ceará Ciro Gomes, obtendo 36% dos votos ante 48% do pedetista.
Rejeição
De acordo com o Datafolha, Bolsonaro é o campeão de rejeição nas respostas estimuladas e múltiplas. Ele registrou 54% no percentual de reprovação dos eleitores, seguido de Lula (36%), Doria (30%), Huck (29%), Moro (26%), Gomes (24%), Mandetta (17%) e Amoêdo (16%).
O levantamento, realizado de forma presencial entre os dias 11 e 12 de maio, contou com a participação de 2.701 pessoas de 146 municípios.
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO