Lula se emociona ao ceder palavra para Marina Silva em painel sobre florestas
"Marina nasceu na floresta", disse o presidente ao anunciar que quebraria o protocolo do evento deste sábado
• Atualizado
O presidente Lula (PT) se emocionou neste sábado (2) ao ceder sua vez no painel Florestas: Protegendo a natureza para o clima, vidas e subsistência, para a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, discursar. A plenária foi realizada durante a COP-28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
“[São] 28 edições da COP, 28 edições, para que pela primeira vez a floresta viesse falar por si só. E eu não poderia utilizar a palavra sobre a floresta se tenho no meu governo uma pessoa da floresta”, disse o petista.
Leia Mais
“A Marina nasceu na floresta, se alfabetizou aos 16 anos. Eu acho que é justo que para falar da floresta, ao invés de falar o presidente, que é de um Estado que não é da floresta [Pernambuco], a gente tem é que ouvir ela, que é a responsável pelo sucesso da política de preservação ambiental que nós estamos fazendo no Brasil”, completou emocionado.
Ao assumir o púlpito, Marina relembrou os outros governos de Lula como presidente, destacando a redução no desmatamento da Amazônia neste período. “Evitamos lançar na atmosfera 5 bilhões de toneladas de CO² e fomos responsáveis por criar 80% das áreas protegidas que foram criadas no mundo de 2003 a 2008”, disse.
No fim do discurso, ela destacou a importância do compromisso de toda a sociedade para manter as florestas de pé.
“Compromisso com a floresta não é só de governo. É de empresa, da sociedade e é da ciência. E nós trabalhamos com todos esses pilares porque proteger floresta não é só uma ação de governo, é uma ação de toda a humanidade”, afirmou.
Assista ao discurso de Lula e Marina Silva no painel Florestas: Protegendo a natureza para o clima, vidas e subsistência:
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO