Lula fecha 2023 com aprovação de 54% dos brasileiros, aponta pesquisa
Melhor desempenho do presidente foi registrado na região Nordeste
• Atualizado
A atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fechou 2023 com aprovação de 54% dos brasileiros e reprovação de 43%. Os dados são da pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (20), que apontou que os índices foram semelhantes aos registrados em novembro. Ao todo, foram ouvidas 2.012 pessoas entre os dias 14 e 18 de dezembro.
Regionalmente, a maior aprovação de Lula é na região Nordeste, com 70%, ante 28% de desaprovação. O pior desempenho, por sua vez, foi registrado na região Sul, onde a desaprovação do petista chega a 51%, contra 46% que aprovam. No Centro-Oeste e Norte a taxa de aprovação é similar, 51%, enquanto o Sudeste registra 49%.
Segundo a pesquisa, Lula também é mais aprovado por mulheres, idosos, católicos, pessoas pretas, pessoas que estudaram até o ensino fundamental e pessoas que têm renda familiar de até dois salários mínimos. Já em relação à avaliação geral do governo, 36% consideraram a gestão positiva, 32% consideraram regular e 29%, negativa.
O levantamento ainda questionou os eleitores qual nota de 0 a 10 eles dariam ao primeiro ano do governo Lula. A avaliação média foi de 5,7. Entre os maiores acertos do governo, os mais citados foram a recriação do Minha Casa, Minha Vida e o aumento do Bolsa Família. O alto número de viagens internacionais de Lula, por outro lado, foi o mais negativo.
Para 25% dos entrevistados, o principal problema atual do Brasil é a Economia, seguido pela Saúde (14%) e Questões Sociais com (13%). Tópicos como Corrupção (13%), Violência (10%) e Educação (5%) também foram citados.
- Mulheres compartilham histórias de superação em encontro do Outubro Rosa no Shopping Mueller
- Inscritos no Revalida têm até dia 24 para enviar diploma de medicina
- Está aberto o edital para exposições temporárias em Arquivo Histórico de SC
- Onde assistir independiente del Valle x Atlético-MG
- Quem era o professor de Muay Thai que morreu em acidente violento em SC
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO