Lula envia projeto para transformar 2 de julho em feriado nacional
Data celebra a vitória que consolidou a independência do Brasil em 1823
• Atualizado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou nesta terça-feira (1º) ao Congresso Nacional um projeto de lei que propõe tornar feriado nacional o dia 2 de julho, data em que foi consolidada a independência do Brasil, em 1823, com a expulsão definitiva das tropas portuguesas do país.
O 2 de julho já é feriado estadual na Bahia, onde a data é lembrada como símbolo da luta popular pela independência. Agora, o governo quer que esse marco histórico ganhe reconhecimento em todo o território nacional.
“É verdade que D. Pedro fez o grito da Independência, todo mundo sabe disso, mas pouca gente sabe que foi no dia 2 de julho de 1823 que, na Bahia, os baianos conseguiram fazer com que os portugueses voltassem para Portugal definitivamente”, disse Lula em vídeo publicado nas redes sociais.
No vídeo, o presidente aparece ao lado de aliados baianos: o ministro da Casa Civil, Rui Costa; o líder do governo no Senado, Jacques Wagner (PT-BA); e o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira.
Reconhecimento histórico
Para Lula, a proposta é também uma forma de valorizar a participação do povo baiano na construção da independência do Brasil, algo que, segundo ele, não é devidamente retratado nos livros escolares.
“Isso não é conhecido da História porque não está nos livros didáticos brasileiros. A aprovação desse projeto e a promulgação vão mostrar que além de D. Pedro, o povo baiano teve muito a ver com a nossa Independência”, completou o presidente.
Lula embarcou nesta terça-feira para Salvador, onde participará das celebrações do dia 2 de julho. Após os eventos na capital baiana, ele seguirá para Buenos Aires, na Argentina, para participar da Cúpula do Mercosul, que acontece na quinta-feira (3).
*Com informações de Agência Brasil
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO