Política Compartilhar
POLÍTICA INTERNACIONAL

Lula diz que Trump quer “governar o mundo pelo X” durante evento no RS

Durante agenda no RS, Lula criticou Trump por declarações em redes sociais e avalia convite dos EUA para conselho de paz

• Atualizado

Redação

Por Redação

Lula diz que Trump quer “governar o mundo pelo X” durante evento no RS.| Foto:  Marcelo Camargo/Agência Brasil / Divulgação
Lula diz que Trump quer “governar o mundo pelo X” durante evento no RS.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil / Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (20) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tenta “governar o mundo pelo X”. A declaração foi feita durante um evento no Rio Grande do Sul e marca uma nova crítica pública de Lula ao líder norte-americano, após um período recente de trégua entre os dois.

Já perceberam que o Trump quer governar o mundo pelo Twitter? Fantástico, todo dia fala uma coisa. E você acha que é possível tratar o povo com respeito se não olhar no rosto? Achar que é objeto e não um ser humano?”, disse Lula em discurso.

Apesar da referência ao X, Trump costuma se manifestar principalmente por meio da Truth Social, rede social criada por ele após deixar a presidência dos Estados Unidos.

A fala de Lula ocorreu durante a inauguração de 1.276 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, no complexo Junção, na cidade de Rio Grande, na zona sul do estado gaúcho. Segundo o governo federal, as moradias devem beneficiar cerca de 5 mil pessoas.

Nos últimos dias, Lula também recebeu um convite de Trump para integrar um “conselho de paz” que discutirá a reconstrução da Faixa de Gaza. A informação foi confirmada pelo SBT News. Até o momento, o presidente brasileiro não tomou uma decisão sobre a participação e avalia com cautela a proposta, buscando mais detalhes sobre a iniciativa.

O convite é visto como mais um sinal de retomada do diálogo diplomático entre Brasil e Estados Unidos, relação que ficou abalada após a imposição de tarifas elevadas sobre produtos brasileiros, anunciadas em julho de 2025.

Apesar da reaproximação, episódios recentes na América do Sul, especialmente envolvendo a situação política na Venezuela, também motivaram novas críticas de Lula à atuação do governo Trump na região.

*Texto com informações do SBT News

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.