Lula conversa com Putin e discute situação da Venezuela
Lula conversou por telefone com Vladimir Putin e discutiu a situação da Venezuela, além de cooperação no Brics e na ONU
• Atualizado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, na manhã desta quarta-feira (14), com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. A informação foi confirmada pelo Palácio do Planalto.
Segundo comunicado divulgado pelo governo russo, a ligação partiu de Lula e teve como objetivo a troca de opiniões sobre temas da agenda internacional, com destaque para a situação política e diplomática da Venezuela. De acordo com o Kremlin, os dois líderes reafirmaram posições comuns em defesa da soberania e dos interesses nacionais do país sul-americano.
Durante a conversa, Lula e Putin também concordaram em intensificar a cooperação em fóruns multilaterais, como a Organização das Nações Unidas e o BRICS, com o objetivo de reduzir tensões na América Latina e em outras regiões do mundo. O presidente russo voltou a criticar ações militares dos Estados Unidos na Venezuela, classificando-as como “flagrante agressão armada”.
Em nota oficial, o Palácio do Planalto informou que a conversa durou cerca de 45 minutos e também abordou os preparativos para a 8ª Comissão Bilateral de Alto Nível Brasil–Rússia (CAN), marcada para o dia 5 de fevereiro, em Brasília. A reunião será copresidida pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e pelo primeiro-ministro russo Mikhail Mishustin, em formato híbrido.
Os presidentes destacaram que o encontro será uma oportunidade para fortalecer a cooperação bilateral em áreas estratégicas como comércio, agricultura, defesa, energia, ciência e tecnologia, educação e cultura. Atendendo a pedido de Lula, Putin comprometeu-se a enviar uma delegação de alto nível para participar presencialmente da reunião.
Discussões sobre a Venezuela
A situação na Venezuela tem sido tema recorrente na agenda internacional do presidente brasileiro. Na semana passada, Lula discutiu o assunto em conversas telefônicas com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, e com o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney.
Nos últimos dias, o presidente brasileiro também tratou do cenário venezuelano em contatos com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, e com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro.
*Texto com informações do SBT News
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO