Lula chama oposição de ‘traidores da pátria’
Quem deveria sofrer impeachment são os parlamentares da oposição que, segundo o presidente, são "traidores da pátria.
• Atualizado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (8) que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), é um dos garantidores da democracia brasileira e que quem deveria sofrer impeachment são os parlamentares da oposição que, segundo o presidente, são “traidores da pátria.
Leia Mais
A tentativa de afastar o ministro do STF foi impulsionada pela decisão de decretar a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), medida que motivou parlamentares da oposição a ocupar a Mesa Diretora da Câmara e do Senado como forma de protesto.
Lula voltou a criticar o ex-presidente Bolsonaro “abriu a lâmpada mágica e saiu o que tinha de podre na política”. O petista também acusou o ex-presidente de governar com base em mentiras e de ter “metade da responsabilidade” pelas mortes na pandemia de Covid-19.
O presidente ainda citou o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos desde o início do ano, e o acusou de pedir apoio para um golpe. “No século 21, um presidente ignorante manda o filho para pedir aos americanos para darem golpe neste país”, afirmou.
Sobre 2026, Lula disse que pode disputar um quarto mandato caso mantenha “a energia que tem hoje”.
Reação da oposição
Em nota, a oposição classificou as falas do presidente como um perfil autoritário e acusou Lula de tentar criminalizar um ato político legítimo. Os parlamentares compararam a ocupação da Mesa Diretora com protestos já realizados pela esquerda no passado, como durante o impeachment de Dilma Rousseff e contra reformas trabalhista e previdenciária.
A oposição também acusou Moraes de “perseguir opositores” e de manter um “gabinete paralelo”, além de ressaltar que o PT foi contra sua indicação ao STF em 2017. “Hoje, Lula e o PT se tornaram aliados de Moraes, unidos em um projeto de destruição da oposição e censura à imprensa”, diz o texto.
Tarifas dos EUA
No mesmo discurso, Lula comentou sobre as tarifas de 50% impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que entraram em vigor na quarta-feira (6). O presidente brasileiro afirmou que o governo vai garantir que os exportadores nacionais não tenham prejuízos e cobrou respeito à soberania do Brasil e à autonomia do Judiciário.
*Com informações SBT News
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO