Líder da extrema-direita de Portugal convoca manifestação contra Lula
Presidente brasileiro também será homenageado em Portugal nesta 3ª feira (25)
• Atualizado
No quarto dia de viagem em Portugal, o presidente Lula teve uma agenda cheia de compromissos, que foram da economia à cultura, na cidade do Porto e em Lisboa. Foi um dia em que ele ficou bem à vontade, mas nesta terça-feira (25) a situação pode mudar um pouco.
Lula fará um discurso no parlamento português, numa sessão em sua homenagem, que acontece num dia muito importante pros portugueses. É no 25 de abril que eles comemoram a Revolução dos Cravos, que deu fim à ditadura do país. O brasileiro chegou a ser anunciado para a sessão principal, mas houve uma manobra por pressão da extrema-direita.
Manifestações a favor e contra Lula
Do lado de fora da assembleia, estão programadas pelo menos quatro manifestações: duas a favor e duas contra a presença de Lula. Uma delas convocada justamente pelo líder da extrema-direita, André Ventura, que receberá o ex-presidente Jair Bolsonaro em Lisboa daqui a três semanas.
Bolsonaro, aliás, não teve o nome citado, mas foi lembrado nos eventos desta segunda-feira. O cantor, compositor e escritor, Chico Buarque, 78 anos, recebeu a mais importante honraria da literatura de língua portuguesa, o Prêmio Camões. A cerimônia ocorreu depois de quatro anos de espera, pois o ex-presidente se recusou a assinar a documentação necessária para que o brasileiro recebesse o diploma.
Ao comentar sobre a demora, em seu discurso, Chico disparou: “reconforta-me lembrar que o ex-presidente teve a rara fineza de não sujar o diploma do meu prêmio Camões, deixando seu espaço em branco para a assinatura do nosso presidente Lula”, afirmou Chico.
Procurada pelo SBT Brasil, a assessoria do ex-presidente Jair Bolsonaro não comentou as críticas feitas por Chico Buarque.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO