Justiça Federal absolve Lula em ação por corrupção da operação Zelotes
Em decisão, juiz alegou não ver evidências de repasses para Lula e para o ex-ministro Gilberto Carvalho
• Atualizado
A Justiça Federal em Brasília decidiu absolver o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro Gilberto Carvalho e outros cinco acusados em um processo de corrupção da operação Zelotes. A decisão foi proferida nesta segunda-feira (21), pelo juiz Frederico Botelho de Barros Viana, da 10ª Vara Federal do Distrito Federal.
O processo acusava Lula de ter editado uma medida provisória para favorecer empresa do ramo automobilístico. A operação Zelotes foi deflagrada pela Polícia Federal em 2015. O ex-presidente se tornou réu em 2017.
No entendimento do juiz, não há evidências que indiquem repasse de recursos para o ex-presidente Lula ou para Gilberto Carvalho. Além deles, Frederico Botelho Viana absolveu o ex-conselheiro do Conselho Administrativo da Receita Federal José Ricardo da Silva; Paulo Arantes Ferraz, que é ex-presidente da MMC – Mitsubishi; e os empresários Mauro Marcondes Machado, Carlos Alberto de Oliveira Andrade e Alexandre Paes dos Santos.
“A partir dos elementos probatórios que sustentaram a denúncia e que, em tese, evidenciariam a existência da prática dos delitos de corrupção ativa e passiva pelos réus, o próprio parquet [corpo de integrantes do Ministério Público] chegou à conclusão final de que muito embora houvesse robustos indícios de favorecimento privado, inexistiam evidências mínimas quanto às circunstâncias em que o suposto repasse dos R$ 6.000.000,00 ao réu Luíz Inácio Lula Da Silva ou a Gilberto Carvalho teria ocorrido”, diz trecho da decisão.
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO