Julgamento no TSE que pode cassar senador Jorge Seif é agendado; veja quando será
Intimação que marca retomada do julgamento para analisar cassação do mandato e inelegibilidade do senador Jorge Seif (PL/SC) foi expedida na quarta-feira (28)
• Atualizado
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) agendou a retomada do julgamento que pode cassar o mandato do senador por SC Jorge Seif Júnior (SC). De acordo com a intimação, emitida nesta quarta-feira (28), o processo será retomado em 5 de fevereiro, de forma presencial, na sede do TSE.
Eleito em 2022, o processo pede a cassação do mandato e a inelegibilidade do senador Jorge Seif por suposta prática de abuso de poder econômico na campanha. O julgamento contra Jorge Seif iniciou em 2024 e a primeira sessão aconteceu no dia 4 de abril daquele ano. O processo aguardava ser pautado desde 2025, e por isso a discussão ficou parada.
Proposto pela coligação Bora Trabalhar (PSD, Patriota e União Brasil), o recurso pede que seja revista a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) de 2023, que considerou improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) contra o senador eleito Jorge Seif Júnior e alguns apoiadores da candidatura.
No recurso, a coligação acusa o senador Jorge Seif Júnior, os dois suplentes ao Senado pela chapa, Hermes Artur Klann e Adrian Rogers Censi, o proprietário das Lojas Havan, Luciano Hang, e o presidente do Sindicato das Indústrias Calçadistas de São João Batista, Almir Manoel Atanazio dos Santos, de terem praticado três ilícitos eleitorais que configurariam prática do abuso de poder econômico nas Eleições 2022. Os ilícitos teriam sido cometidos para dar suporte e favorecer indevidamente a candidatura de Jorge Seif ao Senado.
O que diz o senador Jorge Seif sobre processo de cassação e inelegibilidade
Em nota, o senador Jorge Seif afirmou que recebeu “com serenidade” a informação sobre a retomada do processo que analisa o pedido de cassação do mandato dele. Confira a nota na íntegra:
“Recebo com serenidade a informação de que o TSE marcou a data do julgamento do processo sobre minha campanha ao Senado em 2022.
O caso já foi analisado duas vezes em Santa Catarina, com absolvição unânime, inclusive com parecer do Ministério Público Eleitoral pela improcedência da ação, por absoluta falta de provas.
As diligências determinadas em Brasília também não encontraram qualquer irregularidade.
Sigo tranquilo e confiante de que a Justiça confirmará minha inocência e reafirmará que não houve nenhuma ilegalidade na nossa campanha vitoriosa.”
O que diz o empresário Luciano Hang sobre as acusações
O empresário Luciano Hang, dono das Lojas Havan, também se manifestou sobre o processo. Por meio de sua assessoria, ele fez uma declaração breve. “Espero que a justiça seja feita e que o senador Jorge Seif continue no cargo, porque nada, nada foi feito de errado”, disse Hang.
Leia Mais
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO