Política Compartilhar
Atenção

Jovens de 15 anos podem tirar título em ano não eleitoral; entenda a mudança

Antes, procedimento era permitido apenas em ano de eleição, entre os meses de janeiro a maio

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Eleitores podem justificar ausência na votação através do e-Título. – Foto:  Marcello Casal Jr./Agência Brasil/Reprodução
Eleitores podem justificar ausência na votação através do e-Título. – Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil/Reprodução

Jovens de 15 anos, independentemente da data de aniversário, já podem fazer o pedido do primeiro título eleitoral. Anteriormente, o procedimento era permitido apenas em ano de eleição, entre os meses de janeiro a maio, e até ser fechado o cadastro de eleitores habilitados para votação.

No entanto, o documento só passa a valer quando a pessoa completar 16 anos, momento em que o cidadão já pode execer o direito ao voto. Mas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lembra que, até os 17 anos o voto é facultativo.

A mudança foi implementada seguindo norma da Corte Eleitoral de 2021, mas demorou a ser implementada por problemas no sistema do TSE. Agora, todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do País estão habilitados a fazerem o procedimento.

O pedido do primeiro título eleitoral pode ser feito diretamente pelo jovem independentemente de autorização ou assistência do responsável legal, mas é necessário agendar horário para atendimento presencial a fim de cadastrar os dados biométricos (digitais, foto, assinatura).

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.