Sol Urrutia

Primeira mulher comentárista política do grupo SCC10 SBT. Jornalista especializada em gestão de comunicação pública e privada. Atua em comunicação política e eleitoral desde 2002.


Política Compartilhar
Sol Urrutia

Jorginho reúne bancada do PL e PSD reforça candidatura de João Rodrigues

Em lugares diferentes da cidade, dois jantares marcaram a noite política de terça (05)

• Atualizado

Por

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em lugares diferentes da cidade, dois jantares marcaram a noite política da terça-feira, 5, em Florianópolis. PL e PSD discutiram o presente e principalmente as estratégias futuras. As siglas constroem o projeto de 2026 em caminhos aparentemente opostos. Enquanto o governador Jorginho Mello recebia, na Casa D’Agronômica, a bancada estadual do PL, o PSD de Eron Giordani confraternizava, em Coqueiros, com deputados, prefeitos e vice eleitos e reeleitos.

Vídeo: Reprodução/Redes Sociais

Candidato – A confraternização dos pessedistas comemorou os resultados eleitorais, mas teve principalmente a lógica política de que ao encerrar uma eleição começa a próxima. O prefeito reeleito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), reafirmou o seu desejo de ser candidato ao governo e foi aplaudido pelos companheiros de partido.

“Eu pretendo sim ser candidato ao governo do Estado em 2026. Coragem não me falta, serviço e história não me faltam. Eu não faço isso por mim. Não é por mim, não é pela comodidade, pelo conforto, é porque eu acredito que eu posso contribuir com Santa Catarina”, prefeito João Rodrigues.

Presentes – Entre os presentes, o prefeito de Criciúma Clésio Salvaro; o prefeitos reeleito Orvino, de São José; e os eleitos Vagner Espindola, de Criciúma e Leonel Pavan de Camboriú. Os deputados estaduais Júlio Garcia e Napoleão Bernardes e o deputado federal Ismael. Darci de Matos, que já foi convidado a se retirar do PSD, não participou do encontro. Candidatos que disputaram e não se elegeram também marcaram presença. No final do evento, chegou o ex-deputado e atual secretário de Articulação Internacional, Paulinho Bornhausen.

Cardápio do PL

Já no cardápio do PL, deputados e o líder do executivo estadual trataram da presidência da Alesc, do espaço do MDB no governo do Estado, da presidência da Fecam e da conversa de Jorginho com o deputado estadual Júlio Garcia, que ocorreu também na terça-feira. O grupo ainda falou do retorno do suplente ao Senado, Beto Martins, à Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias.

Presidência da ALESC

O objetivo da bancada estadual do PL é se manter unida com relação à presidência do parlamento estadual, com o encaminhamento para a eleição do deputado estadual Júlio Garcia (PSD) ou com um novo projeto com o MDB. Alguns deputados questionaram a proposta de Ivan Naatz (PL) de alterar o regimento interno para permitir a reeleição de Mauro De Nadal (MDB). Os deputados chegaram a citar o caso do ex-deputado federal Rodrigo Maia e do senador Davi Alcolumbe (União), em 2020, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) vetou a possibilidade de reeleição de ambos.

Celulares na caixinha

No jantar do governador com os deputados do PL foi solicitado que os celulares ficassem fora da sala, evitando registros e vazamento de conversas.

Espaços do MDB

Com a volta de Beto Martins à Secretaria de Portos e Aeroportos fica descartado esse espaço para o MDB. A secretaria de Segurança Pública tampouco deve ser oferecida aos emedebistas. No almoço da bancada estadual do MDB, na terça-feira, os deputados trataram do rodízio dos deputados suplentes nos próximos meses, mas ainda não há consenso sobre quem deve participar do governo Jorginho.

Fecam

O governador Jorginho Mello confirmou presença na abertura do Congresso Estadual de Municípios (Comac), em Balneário Camboriú, que será realizada nesta quarta-feira, 6. O evento, promovido pela Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam), reúne prefeitos e vice-prefeitos atuais e eleitos para o debate de pautas municipalistas. Atualmente a Fecam é presidida pelo prefeito de Gaspar Kleber Wan-Dall (MDB) e tem eleição marcada para o início do próximo ano. Os prefeitos eleitos de Tubarão, deputado Estener Soratto (PL) e de Lages, Carmen Zanotto (Cidadania) já manifestaram interesse em presidir a instituição.

Inédito

Foto: Fecam/Divulgação

A Fecam promoveu um evento importante e inédito ao reunir cerca de 200 novos gestores para participar do “Fórum de Governança Municipal: Desafios dos Novos Gestores”, na terça-feira,em Balneário Camboriú. O evento contou com a presença do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Herneus de Nadal, e técnicos do TCE, que ofereceram uma capacitação, com debates e palestras sobre temas estratégicos para a administração pública. Durante o fórum, os participantes se aprofundaram em assuntos como o uso de dados para a gestão municipal, regimes próprios de previdência, o sistema e-Sfinge e parcerias voltadas ao desenvolvimento regional. A programação também trouxe insights sobre inovação na saúde digital e estratégias de comunicação política, com o especialista Fred Perillo, que ofereceu aos participantes ferramentas práticas para enfrentar os desafios da comunicação eficiente e da inovação nas políticas públicas.

Desafios

Muitos novos prefeitos enfrentam o desafio de atuar pela primeira vez no executivo municipal. Questões como os baixos salários para atrair técnicos e especialistas para a gestão e a necessidade de elaboração de projetos para buscar recursos fora dos municípios estão entre as preocupações dos futuros mandatários. O fórum da Fecam representou uma oportunidade para esclarecimento e troca de experiências. Para o presidente da Fecam, Kleber Wan-Dall, o evento foi um marco na missão de fortalecer a gestão municipal em Santa Catarina, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes e para a construção de uma rede de apoio e aprendizado entre os novos gestores.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.