Política Compartilhar
OBRAS E SEGURANÇA

Jorginho Mello autoriza construção de novo presídio em Araranguá

Nova estrutura terá capacidade para 686 vagas e foco na ressocialização

• Atualizado

Pedro Corrêa

Por Pedro Corrêa

Jorginho Mello autoriza construção de novo presídio em Araranguá | Foto:  Roberto Zacarias/SECOM GOVSC
Jorginho Mello autoriza construção de novo presídio em Araranguá | Foto: Roberto Zacarias/SECOM GOVSC

O Governador Jorginho Mello (PL) assinou, na manhã desta sexta-feira (9), a Ordem de Serviço para a construção da nova unidade prisional de Araranguá, no Sul do Estado. O anúncio foi feito pelo durante um ato oficial no Centro Multiuso de Araranguá.

O investimento previsto é de R$ 54,44 milhões, com prazo de execução de 31 meses. A obra integra um pacote de ações estruturantes do Estado voltadas ao fortalecimento da segurança pública e à ampliação das políticas de ressocialização no sistema penitenciário catarinense.

Segundo o governador Jorginho Mello, a nova unidade representa um passo importante para enfrentar o déficit histórico de vagas e as condições precárias de antigas estruturas. “Estamos ampliando o número de vagas no sistema prisional catarinense. Nosso governo pegou uma situação muito precária das unidades, além do déficit de vagas. Esse presídio aqui de Araranguá é um exemplo disso, uma unidade muito antiga e sem condições de funcionamento. Essa realidade já está mudando”, afirmou.


O governador também destacou o foco na ressocialização, com oferta de trabalho e estudo aos detentos durante o cumprimento da pena.

A nova unidade prisional será construída no mesmo terreno da atual estrutura e terá 10.477,60 metros quadrados de área construída, elevando a capacidade de 244 para 686 vagas. O projeto foi desenvolvido para atender às demandas atuais do sistema penitenciário, com padrões modernos de segurança, eficiência operacional e gestão prisional.

Conforme o governo, após a conclusão das obras, o prédio antigo será totalmente demolido. A substituição da estrutura existente deve eliminar limitações físicas e operacionais, garantindo melhores condições de controle, segurança e funcionamento da unidade.

Segundo as autoridades, entre os diferenciais do novo complexo prisional de Araranguá está a previsão de espaços específicos para atividades laborais das pessoas privadas de liberdade, destacando o compromisso do Estado com a reintegração social e a redução da reincidência criminal.

Para a secretária de Estado de Justiça e Reintegração Social, Danielle Amorim Silva, o empreendimento simboliza um novo momento para a política penitenciária de Santa Catarina. “Estamos investindo em estruturas modernas, mais seguras e com condições adequadas para o trabalho e a ressocialização, que são fundamentais para a redução da reincidência e para a segurança da sociedade”, destacou.

O prefeito de Araranguá, César Cesa (MDB), ressaltou a importância do investimento para o município e para a região Sul. “Preciso agradecer em especial os investimentos que o Governo do Estado tem realizado aqui em Araranguá e na nossa região. Essa obra dá oportunidade para os presos que buscam a ressocialização e representa um avanço significativo para a segurança pública”, afirmou.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.