Jorginho confirma vinda de missão portuguesa para reativar protocolo internacional em SC
O governador saiu com a confirmação de uma missão portuguesa ao Brasil, que virá ao país no primeiro voo direto da TAP entre Lisboa e Florianópolis, para novos avanços.
• Atualizado
A comitiva catarinense liderada pelo governador Jorginho Mello teve uma reunião nesta terça-feira (9), com o Ministro da Economia português, Pedro Reis.
Da audiência, o governador saiu com a confirmação de uma missão portuguesa ao Brasil, que virá ao país no primeiro voo direto da TAP entre Lisboa e Florianópolis, para novos avanços.
O encontro tratou da retomada de um acordo na modernização dos processos administrativos do setor público e na promoção do desenvolvimento econômico sustentável entre Santa Catarina e Portugal.
“Nós estamos reativando esse protocolo que já existia de Santa Catarina, que foi abandonado. Nós estamos retomando esse protocolo como um guarda-chuva para tratar de muitos assuntos, que temos em comum com Portugal.
O setor produtivo, o turismo, enfim, a economia, a tecnologia”, explicou o governador Jorginho Mello, que acrescentou: “Então já ficou praticamente agendado para quando iniciar o voo da TAP, dia 3 de setembro, a gente vai receber uma comitiva portuguesa e fazer uma agenda interessante para eles em Santa Catarina. Com essa comitiva de Portugal, do ministro da Economia, Pedro Reis, vamos iniciar tratativas de negócios e investimentos entre Santa Catarina e Portugal”, finalizou o governador.
Missão portuguesa a SC
O secretário de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Paulo Bornhausen, ficou responsável por elaborar a agenda de trabalho da missão portuguesa a SC, no segundo semestre deste ano. A reunião foi considerada um importante avanço.
A última tentativa catarinense desse acordo de cooperação com o país havia sido em 2011. As conversas foram retomadas em 2023 e já renderam desde então o voo direto com a Europa além dessa nova confirmação, a ida de uma comitiva ao Brasil.
Vice-governadora discute implantação de zonas francas em SC durante agendas no Uruguai
Nesta terça-feira (9), a vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm, cumpriu agenda em Montevideo, no ministério da economia e finanças Uruguai.
O principal tema da reunião foi o sistema de implantação e manutenção de zonas francas uruguaias, como modelos que podem ser seguidos pelo governo do estado.
Além da reunião com representantes do ministério da economia uruguaio, a comitiva teve agendas com o Embaixador brasileiro no Uruguai, Marcos Raposo Lopes, e com gestores da Aguada Park, segunda maior zona franca do país vizinho.
Para Marilisa, estas relações são fundamentais para que o estado possa projetar o desenvolvimento econômico de áreas específicas de Santa Catarina.
“É primordial que tenhamos um planejamento para que algumas áreas do nosso estado, que hoje ainda não alcançaram pleno desenvolvimento econômico, tenham condições de atingi-lo. Por isso, é preciso conhecer modelos que deram certo e que trazem emprego e renda” afirmou.
O Uruguai é mundialmente conhecido por ter desenvolvido a economia através da prestação de serviços nas zonas francas da capital, Montevideo e atualmente tem o melhor IDH da América do Sul.
A missão de Santa Catarina ao Uruguai, chefiada por Marilisa conta com representantes da Investe SC além do presidente da empresa, Renato Lacerda.
- Homem é preso por importunação sexual no Terminal Cidade de Florianópolis
- Idosa morre após acidente com ônibus em Joinville
- Homem passa por transplante de rosto e resultado impressiona
- Homem morre em confronto com a polícia em Florianópolis
- Segunda temporada de ‘Com Carinho, Kitty’ já tem data de estreia; confira
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO