Jogador de vôlei faz post em rede social e AGU é acionada; entenda
Ex-atleta da seleção brasileira de vôlei fez enquete perguntando aos fãs se atirariam no presidente Lula
• Atualizado
O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, acionou a Advogacia-Geral da União (AGU) para tomar as “providências necessárias” sobre uma postagem feita pelo ex-atleta da seleção brasileira de vôlei Wallace Leandro de Souza. A informação foi divulgada pelo próprio ministro nesta terça-feira (31).
A Comissão de Combate às Discriminações da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) informou que deve denunciar Wallace Leandro de Souza pelo crime de incitação à violência.
A situação começou quando, no Instagram, Wallace divulgou uma pergunta feita por um seguidor na qual ele é questionado se “daria um tiro” no presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O jogador, atualmente no Sada Cruzeiro, abriu uma enquete sobre o tema, com as opções ‘sim’ e ‘não’, para as pessoas votarem. Cerca de 54% dos votos apoiaram a incitação violenta.
A publicação foi apagada desde então, mas prints continuam a circular na internet e provocou reações. Em comunicado oficial, a equipe de vôlei Sada Cruzeiro destacou que a “violência nunca deve ser exaltada”, pediu desculpas pelo caso, mas não deu indicações de que irá punir o atleta.
- Meia Maratona SC 21k causa alterações no trânsito da Capital no domingo; veja rotas
- Homem fica ferido após ser esfaqueado pelo companheiro em SC
A ministra do Esporte, Ana Moser, também reagiu à publicação. No Twitter, ela lembrou que Wallace, antes de ser atleta, é cidadão brasileiro e “deve responder” às leis e instituições.
A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) repudiou o caso. Em nota, a CBV disse que repudia qualquer tipo de violência ou incitação a atos violentos, e entende que o esporte é uma ferramenta para propagação de valores como o respeito, a tolerância e a igualdade”.
Após a grande repercussão, o jogador Wallace publicou um vídeo com pedido de desculpas em suas redes sociais, onde ele diz: “Quem me conhece sabe que eu jamais incitaria violência em hipótese alguma, principalmente ao nosso Presidente. Então, venho aqui pedir desculpas, foi um post infeliz que eu acabei fazendo. Errei”.
Assista ao vídeo completo:
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO