Política Compartilhar
 53,99% dos votos

João Doria vence prévias do PSDB e concorrerá à Presidência em 2022

Governador de São Paulo teve 53,99% dos votos do partido; Eduardo Leite, 44,66%

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Doria recebeu mais votos que o governador Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio | Foto: Reprodução. Via: SBT News
Doria recebeu mais votos que o governador Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio | Foto: Reprodução. Via: SBT News

O governador de São Paulo, João Doria, venceu neste sábado (27) as prévias do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e será o candidato da sigla na eleição presidencial de 2022. O político recebeu 53,99% dos votos, número maior que governador Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), que recebeu 44,66%, e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio (1,35%). No total, 25.854 tucanos votaram.

A disputa entre os candidatos para vencer a eleição interna foi marcada por uma série de momentos em que se acirrou, apesar de filiados do partido, incluindo Doria e Leite, afirmarem que a união foi mantida e permanecerá. Na reta final, Doria e Virgílio assinaram uma nota conjunta segundo a qual suas equipes foram “surpreendidas” com uma proposta de representantes de Leite de adiar a eleição interna.

>> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

“Os representantes das candidaturas de Arthur Virgílio e João Doria consideram o adiamento imoral e inaceitável. Adiar as prévias é casuísmo eleitoral”, dizia comunicado. Ao SBT News, a assessora de Eduardo Leite disse que o governador não desejava adiar a eleição interna e que nenhum representante seu procurou as demais equipes para propor isso. Pelo Twitter, ainda, Leite pontuou: “Não procede a informação de que nossa campanha tenha proposto adiar as prévias do PSDB. Não faz sentido postergarmos a decisão em um processo no qual trabalhamos com absoluta confiança na vitória. Queremos todos os filiados com o app em mãos e decidindo o futuro do PSDB no dia 21”.

Já o dia da votação, que contou com uma homenagem aos ex-prefeitos Bruno Covas, de São Paulo, e Firmino Filho, de Teresina, e um bate-papo entre representates dos segmentos do PSDB no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, foi marcado por problemas no aplicativo Prévias PSDB, único meio para vereadores e filiados que não são mandatários do partido votarem. No total, 44.828 filiados do partido haviam se cadastrado na plataforma para votar, mas a infraestrutura técnica não comportou a demanda. A Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs), responsável por desenvolver o app, disse que o problema pode ter sido provocado por um ataque hacker realizado a partir das 8h15, pois, de 7h até aquele horário, o funcionamento foi normal e cerca de 2 mil votos chegaram a ser computados.

Nesta semana, num primeiro momento, Eduardo Leite defendeu uma retomada rápida da votação, enquanto Doria e Virgílio queriam que o processo voltasse no domingo (28.nov), quando antes deveria um ocorrer um eventual segundo turno das prévias. Porém, depois que o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, anunciou a decisão de reabertura da votação neste sábado, os três candidatos expressaram apoio pelo Twitter. Testes de um novo aplicativo para possível uso na eleição interna, conduzidos pela RelataSoft, segundo o partido, “não foram totalmente satisfatórios”. Dessa forma, para a retomada da votação neste sábado, foi utilizado o sistema BeeVoter, uma empresa especialista em tecnologia eleitoral digital.

De acordo com empresas de auditoria contratadas pelo partido, houve 26,8 milhões tentativas de ataque ao sistema. Pouco antes de o resultado das prévias ser divulgado, Bruno Araújo minimizou um possível racha do partido pelas dificuldades e posicionamentos em torno do processo que selecionou o candidato tucao ao Planalto. Segundo ele, a divisão só aparece “porque prévias são democráticas”, e disse ter confiança no processo do PSDB. 

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.