Política Compartilhar
Após 22 anos

João Doria anuncia desfiliação do PSDB

João Doria deixou a vida pública depois de desistir de concorrer à Presidência

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Empresário, João Doria entrou para as disputas políticas em 2016 | Valter Campanato/Agência Brasil
Empresário, João Doria entrou para as disputas políticas em 2016 | Valter Campanato/Agência Brasil

O ex-governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta quarta-feira (19), a desfiliação dele do Partido da Social Democracia Brasileira, o PSDB. 

“Após 22 anos da filiação ao PSDB e seis anos de uma dedicada e intensa trajetória como prefeito de São Paulo e governador do Estado, comunico que formalizei junto ao diretório estadual do PSDB o meu desligamento do partido.” disse Doria, em comunicado.

Empresário, sendo dono do Grupo Lide e participações em outros negócios, João Doria entrou para as corridas eleitorais em 2016, quando disputou pela primeira vez para o cargo de prefeito de São Paulo e ganhou no primeiro turno. Em 2018, ele renunciou ao cargo e candidatou-se a governador de São Paulo e teve êxito mais uma vez nas urnas. Em disputa acirrada contra Márcio França (PSB), no segundo turno, obteve 51,75% dos votos válidos.

Assim como fez enquanto prefeito, Doria não cumpriu a totalidade do mandato como governador de São Paulo. Isso porque ele renunciou ao cargo no Executivo estadual em 31 de março. Decisão tomada meses após disputar (e vencer) mais uma prévia tucana, quando, em novembro de 2021, superou Eduardo Leite e Arthur Virgílio Neto na briga interna para ser o representante do partido pela disputa à Presidência da República.

O nome de João Doria, contudo, não apareceu como opção na urna eletrônica para a Presidência da República. Isso porque o ex-prefeito e ex-governador não seguiu em frente com a pré-candidatura após meses de conflitos internos no PSDB.

“Encerro minha trajetória partidária de cabeça erguida. Orgulhoso pela contribuição que pude dar a São Paulo e ao Brasil, graças à generosidade e à confiança de todos aqueles que optaram pelo meu nome em três prévias e duas eleições. Com minha missão cumprida, deixo meu agradecimento e o firme desejo de que o PSDB tenha um olhar atento ao seu grandioso passado em busca de inspiração para o futuro. E sempre em defesa da democracia, da liberdade do progresso social. “, afirmou Doria ao anunciar sua saída do partido político.

Em março deste ano, Doria anunciou sua desistência de “coração partido”, após admitir que não era o escolhido da cúpula do PSDB.

>> SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.