Interesses coletivos no parlamento: um movimento que merece atenção
Um exemplo prático é a solução encontrada por prefeitos e deputados da região do Vale para a pavimentação de modernização do Morro do Encano
• Atualizado
Pensar nos problemas comuns das regiões ou municípios de forma isolada não é mais uma alternativa para Santa Catarina, principalmente no que diz respeito à mobilidade.
Leia Mais
Parlamentares precisam trabalhar unidos
A recente formalização das bancadas regionais pelo parlamento vai ao encontro desse debate necessário. Os parlamentares, independente da sigla partidária que representem, precisam trabalhar unidos na resolução dos problemas coletivos de suas regiões.
Um exemplo prático é a solução encontrada por prefeitos e deputados da região do Vale para a pavimentação de modernização do Morro do Encano, entre Camboriú e Itapema.
Para viabilizar uma obra que é aguardada por décadas e que é urgente para aliviar o trânsito da BR-101, os prefeitos Leonel Pavan (PSD) e Alexandre Xepa (PL), formalizaram uma parceria histórica.
Caberá aos municípios garantir o projeto técnico e dar andamento ao processo licitatório. Por sua vez, os deputados da região, por meio da bancada do Vale do Itajaí, vão destinar R$10 milhões em emendas para a obra.
Carlos Humberto (PL), Paulinha (Podemos), Emerson Stein (MDB) e Junior Cardoso (PRD) também buscarão apoio do governador para a obra, que diz respeito à mobilidade de toda a região.
“Sem dúvida alguma a união dos deputados estaduais da bancada do Vale do Itajaí faz toda a diferença num projeto dessa magnitude”, destaca o coordenador da bancada, deputado Emerson Stein.
Mais recursos
Uma emenda constitucional, aprovada recentemente pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), garante a destinação de 25% das economias anuais do parlamento para emendas coletivas das bancadas regionais.
“Isso permite a destinação de recursos para obras ou ações que são consideradas prioritárias nas regiões, numa demonstração de sintonia fina e proximidade dos parlamentares com o cidadão”, explicou o presidente da Casa, deputado Mauro De Nadal, ao fazer um balanço do mandato.
A composição das bancadas regionais é suprapartidária e independe de questões relacionadas às bancadas partidárias ou blocos parlamentares com representação na Alesc.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO