Ibaneis presta depoimento na PF sobre atos golpistas nesta sexta
Governador afastado do DF se ofereceu para prestar esclarecimento nas investigações sobre crimes em invasão aos Três Poderes
• Atualizado
O governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), presta depoimento na sede da Polícia Federal, em Brasília, nesta sexta-feira (13). Ele se ofereceu para prestar esclarecimento sobre sua ação no Executivo no dia 8 de janeiro e nos dias que antecederam a invasão criminosa à sede dos Três Poderes.
A PF investiga quem são as lideranças, os patrocinadores, incentivadores e operadores dos atos golpistas, iniciados após a vitória do presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no segundo turno das eleições, em 31 de outubro. No domingo (8), bolsonaristas marcharam em direção à Praça dos Três Poderes e invadiram as sedes do Executivo, Legislativo e Judiciário. Mais de 1,2 mil pessoas estão presas.
Ibaneis foi afastado por 90 dias do cargo, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na noite do domingo, logo após a invasão e destruição dos prédios do Planalto, do Legislativo e do STF. Moraes considerou que o afastamento foi “medida razoável, adequada e proporcional para garantia da ordem pública”.
O ministro falou em omissão dolosa e criminosa de autoridades, ao decretar o afastamento do governador e também a prisão preventiva do ex-secretário de Justiça e Segurança Pública do DF Anderson Torres – que foi ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro (PL).
O afastamento de Ibaneis foi confirmado pela maioria do STF, por 9 votos a 2, mantém governador do DF afastado e prisão de Torres
O Supremo apontou a necessidade da ordem para “cessação da prática criminosa reiterada, havendo, neste caso, fortes indícios de que o investigado é, no mínimo, conivente com associação criminosa voltada a atos terroristas”.
Os advogados que defendem Ibaneis procuraram a PF e propuseram que ele fosse ouvido para colaborar com as investigações. O governador afastado chegou por volta das 11h na sede da polícia, em Brasília.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO