Novo hotsite do TRE-SC ensina eleitores a identificar notícias falsas nas eleições
A iniciativa faz parte da campanha institucional do tribunal contra a desinformação
• Atualizado

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) lançou o hotsite “Desinformação é Coisa do Passado”, uma nova ferramenta digital que tem como objetivo aproximar o eleitor, oferecer informações de qualidade e ajudar a combater as fake news durante o processo eleitoral. A iniciativa faz parte da campanha institucional do tribunal contra a desinformação, especialmente no contexto do uso da inteligência artificial para espalhar conteúdos falsos.
Leia Mais
No espaço online, o eleitor encontra a chamada “Trilha do Conhecimento”, que dispõe de módulos interativos, vídeos, orientações práticas e quizzes (jogos de perguntas e respostas) que ensinam como identificar notícias falsas, checar informações e entender o funcionamento do processo eleitoral. A ideia é tornar a navegação leve e educativa, ao mostrar de forma simples como o cidadão pode ser um aliado da democracia ao compartilhar apenas conteúdos confiáveis.
Além dos recursos de aprendizado, a plataforma também traz informações sobre como funciona a Justiça Eleitoral, como é feita a segurança do voto eletrônico e quais canais oficiais devem ser usados para denunciar tentativas de manipulação. Segundo o TRE-SC, a imprensa e a sociedade têm papel fundamental nesse processo, ajudando a levar informação correta até os eleitores.
O presidente do TRE-SC, desembargador Carlos Alberto Civinski, afirma que o combate à desinformação não é responsabilidade de todos. “A eleição não acontece sem pessoas. Valorizar eleitores, mesários, magistrados e servidores é fundamental, e isso passa também pelo compromisso com a verdade e pela confiança no processo democrático”, destacou.
Com essa iniciativa, o TRE-SC busca reduzir o impacto da desinformação, fortalecer a transparência e garantir que o eleitor catarinense esteja cada vez mais informado. O hotsite já está disponível no site oficial do tribunal e pode ser acessado gratuitamente por qualquer cidadão, clique aqui e explore a democracia digital.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO