Governo Lula decide revogar ato sobre fiscalização do Pix
Em resposta a repercussão negativa e fake news, governo fará também medida provisória reforçando a gratuidade das transferências
• Atualizado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu revogar o ato que ampliou as normas de fiscalização sobre operações financeiras, incluindo o Pix. A medida invalida as regras, que foram iniciadas neste mês de janeiro, para aumentar checagem de transferências acima de R$ 5 mil para pessoas físicas.
Leia Mais
Lula esteve reunido nesta quarta-feira (15) com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, e o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias.
De acordo com as primeiras informações, além da revogação, o governo prepara uma medida provisória reforçando a gratuidade do Pix e equiparando o pagamento pelo sistema ao pagamento em dinheiro.
A decisão chega em meio à repercussão negativa do aumento da fiscalização sobre as transferências, tão populares no país, além de fake news que envolveram até deep fake com voz e imagem do ministro Fernando Haddad.
A AGU vai notificar a Polícia Federal ainda nesta quarta-feira, para identificar quem cometeu crimes, inclusive com o uso de logomarca da Receita.
O colunista político Roberto Azevedo, do SCC10, disse que “o episódio é a mais clara falta de competência na comunicação do governo federal. Perde uma batalha, entre outros, para o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), da oposição, e para uma série de Fake News espalhadas sobre o assunto que teve repercussão ilimitada entre a população de todo o país”.
*Com informações do SBT News.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO