Governo importará 1 milhão de toneladas de arroz após chuvas no RS
O objetivo é evitar um aumento nos preços do produto para os consumidores.
• Atualizado
Nesta terça-feira (7), o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou que o governo federal importará 1 milhão de toneladas de arroz para compensar as perdas causadas pelas inundações no Rio Grande do Sul. O objetivo é evitar um aumento nos preços do produto para os consumidores.
Segundo o ministro, o Rio Grande do Sul é responsável por 70% da produção de arroz no país. A compra será realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ligada ao Ministério da Agricultura e Pecuária, no mercado externo.
Fávaro ressaltou que a medida não visa competir com os produtores locais. Ele afirmou: “Deixei isso muito claro com os produtores hoje, com os sindicatos, com a Federação de Agricultura. Não é concorrer, a Conab não vai importar arroz e vender para os atacadistas que são compradores dos produtos do agricultor. No primeiro momento é evitar desabastecimento e especulação por falta de infraestrutura logística”
Anteriormente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também mencionou a possibilidade de importar arroz como uma medida para equilibrar a produção devido às chuvas no Sul. Em seu programa “Bom dia, presidente”, Lula afirmou: “Se necessário, para equilibrar a produção, teremos que importar arroz”.
Leia mais:
- Câmara aprova urgência de projeto que proíbe cobrança de bagagem de mão
- STF reabre inquérito contra presidente do PL por crimes contra a democracia
- Senado deve propor mudanças no projeto de isenção do Imposto de Renda
- Entenda por que você não deve guardar sobras de arroz cozido para o dia seguinte
- Blumenau quer transformar café da manhã alemão Frühstück em patrimônio cultural
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO