Governo Federal lança plano para pessoas com deficiência
População de rua e sistema prisional também contam com iniciativas públicas
• Atualizado
O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, anunciou, nesta quarta-feira (08), durante o programa Bom dia, Ministro, a nova fase do programa de governo dedicado às iniciativas de proteção e promoção da população com deficiência. O investimento previsto é de cerca de R$ 9 bilhões.
O Plano Viver Sem Limite II possui quatro eixos: gestão inclusiva e participativa; enfrentamento à violência e ao capacitismo; acessibilidade e tecnologia assistiva e promoção dos direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais.
“A questão da deficiência tem a ver, também, com adaptação ao ambiente, acessibilidade. Em condições precárias de pobreza e desigualdades, as pessoas têm menos condições de superar as barreiras ambientais”, disse.
Além dessas ações, o ministério também planeja aplicar políticas voltadas para a população de rua, com o Plano Nacional de Defesa das Pessoas em Situação de Rua, que deve levar assistência a cerca de 240 mil pessoas que necessitam de assistência à saude e moradia.
Silvio Almeida também falou sobre a situação dentro dos presídios e contou que o governo tem proposto que os estados criem planos de trabalho para serem executados no sistema prisional, com oferta de emprego e assistência à saúde para pessoas encarceradas.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO