Governador de SC vai encontrar ministro e cobrar situação do Porto de Itajaí e Baía da Babitonga
Jorginho vai cobrar respostas sobre a proposta do governo Lula de federalização do Porto de Itajaí
• Atualizado
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, vai encontrar nesta quinta-feira (12) o ministro de Portos e Aeroportos do Brasil, Silvio Costa Filho, durante a inauguração das obras no Aeroporto Internacional de Joinville.
O chefe do executivo estadual vai aproveitar o encontro para cobrar respostas sobre a proposta do governo Lula de federalização do Porto de Itajaí.
Jorginho deve tratar também das obras previstas para o Complexo Portuário da Babitonga, que dependem ainda de liberações federais
Leia Mais
A discussão sobre a possível federalização do Porto de Itajaí tem mobilizado lideranças políticas e do setor empresarial e industrial catarinense.
O governador já manifestou a contrariedade à medida, afirmando que é um desrespeito impor a mudança. Atualmente a autoridade portuária é municipal.
A proposta do governo federal é transferir a administração do Porto de Itajaí para o Porto de Santos/SP. O Porto de Itajaí é um dos principais polos logísticos do estado de Santa Catarina e do Brasil.
Complexo Portuário da Babitonga
O governo do Estado apresentou em junho deste ano ao ministro a proposta de Parceria Público Privada (PPP), para viabilizar a obra de alargamento e aprofundamento do Complexo Portuário da Baía da Babitonga.
O modelo, inédito no Brasil, que envolve o Governo de Santa Catarina, o Porto de São Francisco do Sul e o Porto Itapoá, já teve as licenças ambientais liberadas, mas depende ainda de autorizações via Agência Nacional de Transportes Aquaviário, por exemplo.
A PPP vai permitir que o Porto de São Francisco do Sul receba 300 milhões de reais do Porto de Itapoá (que é privado) para realizar obra de alargamento e aprofundamento da Baía da Babitonga.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO