Sol Urrutia

Primeira mulher comentárista política do grupo SCC10 SBT. Jornalista especializada em gestão de comunicação pública e privada. Atua em comunicação política e eleitoral desde 2002.


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Silvio Costa Filho

Governador de SC vai encontrar ministro e cobrar situação do Porto de Itajaí e Baía da Babitonga

Jorginho vai cobrar respostas sobre a proposta do governo Lula de federalização do Porto de Itajaí

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Foto: internet/montagem
Foto: internet/montagem

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, vai encontrar nesta quinta-feira (12) o ministro de Portos e Aeroportos do Brasil, Silvio Costa Filho, durante a inauguração das obras no Aeroporto Internacional de Joinville. 

O chefe do executivo estadual vai aproveitar o encontro para cobrar respostas sobre a proposta do governo Lula de federalização do Porto de Itajaí.

Jorginho deve tratar também das obras previstas para o Complexo Portuário da Babitonga, que dependem ainda de liberações federais

A discussão sobre a possível federalização do Porto de Itajaí tem mobilizado lideranças políticas e do setor empresarial e industrial catarinense.

O governador já manifestou a contrariedade à medida, afirmando que é um desrespeito impor a mudança. Atualmente a autoridade portuária é municipal.

A proposta do governo federal é transferir a administração do Porto de Itajaí para o Porto de Santos/SP. O Porto de Itajaí é um dos principais polos logísticos do estado de Santa Catarina e do Brasil.

Complexo Portuário da Babitonga

O governo do Estado apresentou em junho deste ano ao ministro a proposta de Parceria Público Privada (PPP), para viabilizar a obra de alargamento e aprofundamento do Complexo Portuário da Baía da Babitonga.

O modelo, inédito no Brasil, que envolve o Governo de Santa Catarina, o Porto de São Francisco do Sul e o Porto Itapoá, já teve as licenças ambientais liberadas, mas depende ainda de autorizações via Agência Nacional de Transportes Aquaviário, por exemplo.

A PPP vai permitir que o Porto de São Francisco do Sul receba 300 milhões de reais do Porto de Itapoá (que é privado) para realizar obra de alargamento e aprofundamento da Baía da Babitonga.

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