Genial/Quaest divulga pesquisa eleitoral para presidente em 2026; veja resultado
A Genial/Quaest ouviu 2.004 eleitores, a partir de 16 anos, entre os dias 12 e 14 de setembro
• Atualizado
	O instituto de pesquisa Genial/Quaest divulgou nesta quinta-feira (18), uma pesquisa eleitoral, com possíveis presidenciáveis para as eleições de 2026. Segundo a pesquisa, o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria em todos os cenários apresentados na pesquisa.
Leia Mais
A Genial/Quaest ouviu 2.004 eleitores, a partir de 16 anos, entre os dias 12 e 14 de setembro. Conforme a pesquisa, a margem de erro é de dois pontos percentuais, e o nível de confiança, isto é, as chances da pesquisa imitar o resultados da urnas ano que vem, é de 95%.
1º turno
A pesquisa simulou diversos cenários. Contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PT), Lula venceria o primeiro turno com 32% contra 24% de Bolsonaro. Já com a Michelle Bolsonaro (PL), o petista tem 33% das intenções de voto e a ex-primeira dama, 18%
No cenário apresentado com o Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula também tem vantagem. O atual presidente aparece com 35% e o governador de São Paulo aparece com 17%. Contra o filho de Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro (PL), a vantagem é ainda maior, 32% contra 14% das intenções de voto.
O Genial/Quaest também apresentou um cenário com o Ciro Gomes (PDT). Neste cenário, Lula tem 32% e o pedetista 11%. No embate com o Ratinho Júnior (PSD), Lula aparece com 40% e o governador do Paraná com 16%. Já contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), Lula tem ainda mais vantagem, 35% a 5%. A diferença também é considerável contra o atual governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), Lula tem 43% a 12%.
Nos cenários de 1º turno, o percentual de eleitores indecisos varia entre 5% e 6%, enquanto brancos e nulos oscilam de 11% a 19%.
2º turno
Lula também aparece na frente em todos os cenários de segundo turno. Em uma eventual disputa contra Jair Bolsonaro, o petista venceria com 47% dos votos e o ex-presidente soma 34%. Já com Michelle, a vantagem do petista é um pouco maior, apesar de manter os 47%, Michelle aparece com 32%.
Já contra Tarcísio de Freitas, Lula teria 43% contra 35%. No cenário com Eduardo Bolsonaro, Lula tem 47% e o filho do ex-presidente 29%. E no cenário com Ciro Gomes, Lula tem 40% e o pedetista 33%.
Em eventual embate contra Ratinho Júnior, Lula venceria por 44% a 32%. Contra Romeu Zema, a vantagem seria de 45% a 32%. Diante de Ronaldo Caiado, o petista aparece com 46%, e o governador de Goiás com 31%. A pesquisa também apresentou um cenário contra Eduardo Leite (PSD), atual governador do Rio Grande do Sul, Lula venceria por 45% a 26%.
Nos cenários de 2º turno, os indecisos variam entre 2% e 4%, enquanto os votos brancos e nulos oscilam de 17% a 25%.
*Com informações do SBT News
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO