Fundador do PT, Carlos Neder, morre de Covid-19
Ex-deputado estava internado desde 8 de agosto
• Atualizado
Carlos Neder, médico e fundador do Partido dos Trabalhadores (PT), morreu aos 67 anos, em decorrência de complicações da Covid-19, na noite da última sexta-feira (24). Ele estava internado desde o dia 8 de agosto.
Médico e mestre em Saúde Pública, Neder atuou em movimentos populares desde 1970. Foi fundador do Partido dos Trabalhadores (PT), vereador por 4 mandatos na capital paulista e deputado estadual em 2 legislaturas. Foi também secretário de Saúde no governo de Luiza Erundina (1990-1992).
Em nota à imprensa, o ex-presidente Lula lamentou a perda de Carlos Neder: “O Partido dos Trabalhadores perde uma referência e a política de São Paulo e do Brasil perde um grande homem, do tipo que o país, nesse momento difícil, tanto necessita. Um lutador que se vai em um momento que o país volta a reconhecer a importância da saúde pública”.
Leia também: Lula teria 56% no 2º turno contra 31% de Bolsonaro, aponta pesquisa Datafolha
Lula ainda se solidariza com parentes das vítimas e admiradores do trabalho do ex-deputado. “Aos familiares, amigos, companheiros e admiradores de Carlos Neder meus sentimentos e solidariedade”, concluiu o presidente.
O ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, também lamentou a morte do médico.
“Neder foi um guerreiro que espalhou otimismo, esperança, obras que beneficiaram homens, mulheres e crianças e sempre fez da defesa do SUS um norte para a saúde pública. Meus sentimentos à família, amigos e companheiros de caminhada”, afirmou Haddad.
De acordo com o PT, o corpo de Carlos Neder será cremado neste fim de semana em São Caetano, no ABC Paulista.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO