Ex-secretário José Mauro Coelho é indicado pelo governo para presidir Petrobras
Coelho atuou na secretaria de Petróleo do Ministério de Minas e Energia.
• Atualizado
O Ministério de Minas e Energia anunciou nesta quarta-feira (6) a indicação de José Mauro Ferreira Coelho para a presidência da Petrobras. Coelho já foi secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis no próprio ministério. Também atuou na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), empresa estatal que tem vínculos com a pasta.
Para assumir oficialmente a petroleira no lugar do general Silva e Luna, demitido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) após super alta no preço dos combustíveis, o nome de Coelho precisará ser aprovado pelo conselho da Petrobras. A próxima reunião do grupo está prevista para 13 de abril.
A indicação de José Mauro veio após recusa do economista Adriano Pires. Inicialmente cotado pelo governo, Pires decidiu não dar continuidade ao processo para comando da estatal. Além da nova indicação para a presidência, o governo também anunciou um novo nome para o Conselho de Administração da petroleira: o engenheiro Márcio Andrade Weber.
José Mauro Coelho é servidor público formado em química industrial e com mestrado em engenharia dos materiais. Ao longo da carreira, ele foi secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis entre 2020 e 2021. Também foi presidente do Conselho de Administração da Pré-Sal Petróleo.
Já Weber, que atualmente faz parte do Conselho da Petrobras, começou carreira na estatal em 1976 e foi diretor da Petroserv.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO