Ex-governador de São Paulo, Cláudio Lembo morre aos 90 anos
A causa da morte ainda não foi divulgada.
• Atualizado
O ex-governador de São Paulo, Cláudio Lembo, morreu aos 90 anos na madrugada desta quarta-feira (19), na capital paulista. A causa da morte ainda não foi divulgada. Lembo assumiu o governo do estado entre 2006 e 2007, após a renúncia de Geraldo Alckmin, que disputou a Presidência da República.
Gilberto Kassab, presidente do PSD, partido ao qual Lembo era filiado desde 2011, lamentou a perda em uma publicação nas redes sociais: “Se tem alguém que cumpriu sua missão, esse alguém foi Cláudio Lembo. Cidadão exemplar, com excelente formação e um homem público que não deixa uma única observação negativa.”
O governo do estado também se manifestou por meio de nota oficial e decretou luto oficial de três dias, conforme anunciado pelo governador Tarcísio de Freitas. O sepultamento está marcado para às 16h no Cemitério do Araçá, em São Paulo.
Trajetória
Nascido na capital paulista, Cláudio Lembo formou-se em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e obteve doutorado na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Ao longo de sua carreira, atuou como advogado, professor e escritor, além de ocupar diversos cargos públicos. Entre as décadas de 1970 e 1990, foi secretário em diferentes gestões paulistas e assumiu interinamente a prefeitura da cidade entre 1986 e 1989.
No governo do ex-presidente José Sarney, foi chefe de gabinete do ministro da Educação, Marco Maciel (1985-1986). Anos depois, trabalhou novamente com Maciel, desta vez na vice-presidência da República, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-1997).
Lembo disputou o Senado em 1978 e concorreu à Vice-Presidência da República em 1989, na chapa de Aureliano Chaves. Em 2002, foi eleito vice-governador de São Paulo ao lado de Alckmin, permanecendo no cargo até 2006, quando assumiu o governo do estado.
Com informações do SBT News.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO