Ex-chefe da PRF que usa tornozeleira terá salário de R$ 18 mil como secretário em SC
Silvinei Vasques comandou a PRF no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
• Atualizado
O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, que comandou a corporação no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), agora é secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de São José (SC), município de 270 mil habitantes vizinho de Florianópolis. A cidade é comandada pelo prefeito bolsonarista Orvino Coelho de Ávila (PSD), reeleito em 2024.
A nomeação de Silvinei como secretário municipal foi publicada na segunda-feira, 6, no Diário Oficial de São José. Nas redes sociais, o prefeito afirmou que é uma “honra” ter o ex-diretor da PRF na administração municipal.
Como secretário, Silvinei Vasques vai receber R$ 18,4 mil mensais. Segundo o portal da transparência, o valor corresponde ao salário bruto do cargo.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação tem como atribuição impulsionar o crescimento e a diversificação econômica da cidade. Silvinei é formado em economia, mas não tem experiência profissional na área. É sua segunda passagem pela prefeitura de São José. Ele foi secretário municipal de Segurança Pública e de Transportes entre 2007 e 2008.
Silvinei Vasques é investigado por suspeita de usar o cargo para favorecer Bolsonaro nas eleições de 2022. Além de pedir votos para o ex-presidente, ele teria orientado a PRF a dificultar a circulação de eleitores no Nordeste, reduto eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Desde agosto, o ex-diretor da PRF circula com tornozeleira eletrônica. Antes disso, ele passou um ano preso preventivamente no inquérito.
Leia também:
Orvino anuncia primeiros nomes do novo secretariado
O prefeito Orvino Coelho de Ávila anunciou os primeiros nomes do secretariado da nova gestão. As equipes estão assumindo o posto, com renovação em algumas pastas. Silvinei Vasques é uma das novidades no primeiro escalão. A ex-vereadora Méri Hang também foi anunciada na segunda-feira (6), como secretária de Governo. Confira os nomes já definidos:
Governo
Méri Terezinha de Melo Hang
Graduada em Pedagogia pela Udesc e especializada em Metodologia do Ensino pela Unisul. Meri já foi secretária de Educação de São José e chefe de Gabinete. Vereadora por quatro mandatos em São José, retorna ao município como secretária de Governo.
Segurança
Andréa Luiza Grando
Grando é policial civil, bacharel em Direito pela Univali, mestranda em Planejamento e Controle de Gestão na UFSC, especialista em Gestão de Segurança Pública. Ela segue como secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito. Ela assume também, interinamente, a superintendência da Fundação Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Comunicação
Diego Santos
Diego Santos é formado em jornalismo e pós-graduado em Comunicação em Gestão Empresarial pela Univali. Foi editor do Jornal A Notícia, de Joinville, por 13 anos. Desde 2013, atua com comunicação pública.
Procuradoria-Geral
Leonardo Reis de Oliveira
Leonardo Reis de Oliveira é mestre em Direito Processual Civil pela UFSC, professor de Direito e advogado com mais de 20 anos de experiência. Ele prossegue Procurador-Geral do município.
Desenvolvimento Econômico e Inovação
Silvinei Vasques
Vasques é economista, com especializações em Administração, Direito e Segurança Pública. Foi diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Educação
Claudia Regina Macário
Cláudia Macário é licenciada em Geografia pela UFSC, com especialização em Metodologia de Ensino. Servidora efetiva desde 2002, possui ampla experiência na gestão educacional e continua secretária de Educação de São José.
Saúde
Sinara Regina Landt Simioni
Graduada em Tecnologia da Gestão Pública pela Unisul, segue com o desafio de comandar uma das principais pastas da Prefeitura.
Finanças
Gervásio José da Silva
Profissional com mais de 20 anos de experiência nas áreas Administrativa, Marketing e Financeira, Gervásio segue no comando da Secretaria de Finanças.
Planejamento e Assuntos Estratégicos
Luiz Fernando Verdine Salomon
Ocupou cargos como Diretor-Presidente da Celesc e do BESC e secretário de Estado do Planejamento e Fazenda de SC. Até então secretário de Governo, Verdine assume novo desafio em São José, na pasta de Planejamento.
SUSP
Michel da Silva Schlemper
Formado em Gestão Pública, Michel Schlemper foi reeleito vice-prefeito de São José e também vai comandar a Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO