EUA aprovam projeto que pode barrar Alexandre de Moraes no país
A medida ainda precisa ser votada no plenário da Câmara, passar pelo Senado e ser sancionada pela Casa Branca para entrar em vigor
• Atualizado
Deputados dos Estados Unidos aprovaram um projeto que pode impedir a entrada ou deportar autoridades estrangeiras acusadas de censura contra cidadãos norte-americanos. A decisão pode impactar diretamente o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A proposta, de autoria do republicano Darrell Issa, teve 25 votos a favor e 19 contra no Comitê Judiciário da Câmara.
Leia Mais
A medida ainda precisa ser votada no plenário da Câmara, passar pelo Senado e ser sancionada pela Casa Branca para entrar em vigor. Segundo os deputados, a iniciativa responde a decisões judiciais internacionais que, na visão deles, ameaçam a liberdade de expressão nos EUA.
O nome do ministro, Alexandre de Moraes, foi citado como um dos exemplos, devido à suspensão do X em 2024 e do Rumble neste mês.
A deputada republicana Maria Salazar, coautora do projeto, esteve recentemente no Brasil e se reuniu com Eduardo Bolsonaro (PL), classificando Moraes como “a vanguarda de um ataque internacional à liberdade de expressão”.
This morning, the Committee passed @repdarrellissa's No Censors on Our Shores Act to block foreign officials who violate Americans’ First Amendment rights from stepping foot on U.S. soil.
— House Judiciary GOP ?????? (@JudiciaryGOP) February 26, 2025
Here’s why. ?
O Supremo Tribunal Federal foi questionado, mas afirmou que não vai se manifestar sobre o assunto.
*As informações são do SBT News.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO