‘Na hora que chegar na minha mesa, eu vetarei’, diz Lula sobre PL da Dosimetria
Lula negou ter realizado um acordo para que a proposta fosse adiante
• Atualizado
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou nesta quinta-feira (18) que assim que o PL da Dosimetria chegar até ele, será vetado.
Aprovado no plenário do Senado nesta quarta-feira (17), o PL da Dosimetria é um projeto de lei que que visa a redução da pena dos condenados por tentativa de golpe, em 8 de janeiro de 2023.
Entretanto, o presidente Lula afirmou que assim que o projeto chegar até ele no Palácio do Planalto para a sanção, ele vetará. Além disso, Lula negou ter realizado um acordo para que a proposta fosse adiante.
“Se houve acordo com o governo, eu não fui informado. Então, se o presidente não foi informado, não houve acordo”, disse Lula à jornalistas no Palácio do Planalto.
“As pessoas que cometeram crime contra a democracia brasileira terão de pagar por atos cometidos contra esse país. Na hora que chegar na minha mesa, eu vetarei. Isso não é segredo para ninguém“, continuou.
Lula vetará PL da Dosimetria
Segundo a analista do SBT News, Marcela Mattos, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), teria estabelecido um acordo com a oposição.
O acordo consistia na não obstrução da votação do projeto de lei, PL da Dosimetria, em contrapartida a votação da taxação de bets fintechs, JCP e cortes de gastos tributários.
Wagner, que não tinha se comprometido com um voto favorável a redução das penas, foi criticado pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, que viu um erro na articulação política.
Com informações do SBT News
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO