Eleições do Conselho Tutelar: 82% das cidades catarinenses votaram com urna eletrônica
Os vencedores podem ser conferidos a partir do aplicativo QRTot
• Atualizado
Neste domingo (1º), a população brasileira foi às urnas em todo o país para eleger os novos representantes do Conselho Tutelar. Em Santa Catarina, a votação aconteceu em urnas eletrônicas e de lona emprestadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC).
Com participação facultativa, o pleito ocorreu das 8h às 17h. Foram reportadas ao TRE apenas cinco ocorrências com urnas eletrônicas por falhas técnicas, com a necessidade de pronta substituição, sem prejuízo para a votação.
É a terceira vez que os conselhos tutelares do estado definem seus representantes com suporte do TRE. Porém, essa foi a eleição com maior uso de urnas eletrônicas. Ao todo, 82% das 295 cidades catarinenses aderiram ao sistema eletrônico de votação, por meio de 2.243 aparelhos — entre aqueles de seção, treinamento e contingência. No maior local de votação do estado, o Centreventos Cau Hansen de Joinville, foram instaladas 51 seções eleitorais. Urnas de lona com votação em cédula de papel foram a opção de 52 municípios.
A totalização e divulgação dos resultados ficou a cargo das Comissões Especiais de cada Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente — órgão responsável pela coordenação e organização da eleição como um todo.
No entanto, para auxiliar na apuração, a Justiça Eleitoral disponibilizou o aplicativo QRTot, desenvolvido pelo TRE-SC. A ferramenta utiliza a câmera do smartphone para ler os dados do Boletim de Urna, documento emitido automaticamente quando a seção eleitoral é encerrada.
Um minuto após o fim da votação, o município de Passos Maia já conhecia seus novos conselheiros, seguido de Riqueza e Princesa, às 17h02.
Nas cidades onde houve votação eletrônica e opção pelo uso do QRTot, os resultados estão reunidos no app, disponível para download na Play Store.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO