Eleições 2020
templates/template-single-article-texto
block/article/header
Eleições 2020 Compartilhar
Eleições 2020

Mais de 90 municípios brasileiros poderão ter segundo turno em novembro

Em Santa Catarina, as cidades de Joinville, Florianópolis e Blumenau integram a lista

block/article/social-network
block/article/content__sidebar
Mais de 90 municípios brasileiros poderão ter segundo turno em novembro
Foto: Divulgação, TSE

Em 95 municípios do Brasil que possuem mais de 200 mil eleitores, existe a possibilidade de haver um segundo turno de votação para a escolha de prefeito e vice-prefeito nas Eleições Municipais de 2020. O primeiro turno do pleito foi adiado devido à pandemia do novo coronavírus e ocorre no dia 15 de novembro. Nas cidades em que houver segundo turno, a votação será no dia 29 de novembro.

De acordo com a Constituição Federal (inciso II do artigo 29), deve haver eleição em segundo turno para prefeito quando nenhum dos candidatos consegue, no primeiro turno, mais da metade dos votos válidos, ou seja, dos votos dados exclusivamente aos que disputam o cargo. Se isso ocorrer, disputarão o segundo turno os dois candidatos a prefeito mais votados no primeiro turno.

Entre as 26 capitais dos Estados brasileiros, 25 têm mais de 200 mil eleitores em 2020, à exceção de Palmas (TO). Neste ano, não há pleito no Distrito Federal nem em Fernando de Noronha (PE). Em Santa Catarina, além de Florianópolis (357.049 eleitores), Joinville (403.526) e Blumenau (247.014) são os locais onde a população ainda pode definir o novo chefe do executivo municipal no fim de novembro.

São Paulo é o Estado com o maior número de municípios com mais de 200 mil eleitores, com 28 cidades, o mesmo número apresentado há quatro anos. Em seguida, vem o Rio de Janeiro, com dez municípios, Minas Gerais, com nove, Pernambuco, com seis, e Paraná e Rio Grande do Sul, com cinco cada um.

Nas Eleições Municipais de 2016, 92 municípios do país tinham mais de 200 mil eleitores. Em 2012, 83 cidades brasileiras estavam nessa condição.

Entre no grupo do SCC10 e receba as principais notícias da sua região pelo WhatsApp

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp

block/article/tags
block/article/query-columnist
publicidade
publicidade
block/article/social-network
block/general/block-plus-news

Veja mais