Donald Trump pode ser responsabilizado pelo ataque ao Capitólio
Os investigadores resumiram que, no dia do ataque, Trump acompanhou os eventos "minuto a minuto" e não interviu, mesmo com o apelo de conselheiros e familiares
• Atualizado
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve ser considerado responsável pelo ataque ao Capitólio, em janeiro de 2021. Segundo análise do presidente do comitê de investigação do Congresso, Bennie Thompson, o político “abriu caminho para a anarquia e corrupção” e “deve prestar contas” pela invasão na sede do legislativo norte-americano.
Na última audiência do caso, realizada na quinta-feira (21), os investigadores resumiram que, no dia do ataque, Trump acompanhou os eventos “minuto a minuto” e não interviu, mesmo com o apelo de conselheiros e familiares. Com isso, o Comitê o acusou de “ter fracassado no dever” como chefe de Estado.
“Donald Trump acompanhou o ataque na televisão enquanto seus conselheiros próximos e familiares imploravam para que ele interviesse. Mas o presidente se negou a agir devido a seu desejo egoísta de se manter no poder”, disse a congressista democrata Elaine Luria, acrescentando que o político não “pegou o telefone nem uma vez para ajudar a polícia”.
A acusação acontece cerca de uma semana após a Comissão constatar que o ex-presidente “convocou” os manifestantes por meio de um tweet. Postada em 19 de dezembro, a publicação instava que os seguidores fossem a Washington para protestar contra o resultado das eleições e, que, segundo ele, o ato deveria ser “selvagem”.
“Um presidente que perdeu uma eleição mobilizou uma máfia que incluía perigosos extremistas para atacar o sistema constitucional eleitoral e a transferência pacífica de poder”, disse Jamie Raskin, membro da comissão. Ele informou que após a publicação, membros da ala conservadora começaram a responder e “espalhar” a convocação.
Na audiência de quinta-feira, Thompson reforçou que todos os responsáveis pelo ataque, inclusive na Casa Branca, deverão “responder pelos atos perante a Justiça”. “Isso terá sérias consequências, caso contrário, temo que nossa democracia não se recupere”, frisou.
No dia do ataque ao Capitólio, apoiadores de Trump marcharam para o prédio após meses alegando, sem provas, fraude nas votações presidenciais que elegeram Joe Biden. Os agressores conseguiram superar a segurança do local, invadindo o prédio e destruindo diversos objetivos e ameaçando trabalhadores.
A ação foi repudiada por figuras nacionais, como o ex-presidente Barack Obama, bem como pela comunidade internacional. No total, cinco pessoas morreram, 140 policiais ficaram feridos e 850 pessoas foram presas.
2021 Invasion of Washington DC Capitol Building (colorized) (video from https://t.co/J1eiS4qiWV) pic.twitter.com/T1V0cQwnZI
— Crab Man (@crabcrawler1) January 6, 2021
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO