Deputados catarinenses da oposição repercutem prisão de Bolsonaro
Deputados do PT no estado utilizaram as redes sociais para comentar o caso e defenderam que a medida reforça o princípio de que “ninguém está acima da lei”
• Atualizado
A prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro, decretada neste sábado (22) pelo ministro Alexandre de Moraes, provocou reações imediatas entre parlamentares de oposição em Santa Catarina. Deputados do PT no estado utilizaram as redes sociais para comentar o caso e defenderam que a medida reforça o princípio de que “ninguém está acima da lei”.
O deputado federal Pedro Uczai (PT) afirmou que a prisão escancara a divisão existente no país entre “os que defendem a democracia e os que defendem golpe e ditadura”. Em vídeo publicado em suas redes sociais, Uczai declarou que Bolsonaro “não é vítima, mas protagonista da tentativa de golpe”. Para o parlamentar, “criminoso deve ser julgado e condenado”. Em seu texto, destacou ainda que o episódio deve ser compreendido como parte do processo de proteção ao Estado Democrático de Direito. Veja o vídeo:
Já a deputada estadual Luciane Carminatti (PT) divulgou uma nota defendendo que o episódio reforça a importância da igualdade perante a lei. Segundo ela, “a Constituição vale para todos”, independentemente do cargo ou poder que cada pessoa tenha. Carminatti afirmou que há “indícios claros de fuga” por parte do ex-presidente ao violar a tornozeleira eletrônica, o que justificaria a prisão preventiva. “Quando o criminoso tenta fugir, cabe ao Judiciário impedir a fuga. O resto é mimimi”, escreveu.
O deputado estadual e presidente do PT em Santa Catarina, Fabiano da Luz, também se manifestou. Ele afirmou que, embora não caiba a ele discutir a decisão judicial, “as provas mostram que Bolsonaro atacou a democracia, estimulou a desinformação e sempre agiu como se estivesse acima da lei”. Para o parlamentar, o processo deve seguir com transparência, rigor e responsabilidade, reforçando que “não há espaço para aventuras autoritárias” no país.
A deputada federal Ana Paula Lima (PT) também comentou o caso em vídeo. Para ela, a prisão representa “um passo importante”, já que, segundo afirma, havia risco concreto de fuga do ex-presidente. “A justiça está sendo feita com esse ex-presidente que cometeu crimes contra a democracia e contra a soberania nacional”, declarou.
Outros deputados da oposição catarinense também se manifestaram em suas redes sociais sobre o episódio. A reportagem tentou contato com esses parlamentares, mas até o fechamento desta matéria, não houve retorno.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO