Deputados catarinenses comentam sobre a vitória de Trump
Presidente Lula e governador Jorginho Mello parabenizam vitória de Trump
• Atualizado
Logo após o republicano Donald Trump ser anunciado como o próximo presidente dos Estados Unidos, garantindo mais de 270 delegados no colégio eleitoral, alguns deputados catarinenses foram às redes sociais para comentar a vitória. Além do emedebista Rafael Pezenti, os deputados federais do PL, Julia Zanatta, Zé Trovão, Ricardo Guidi, Daniela Reinehr, Daniel Freitas e Carol de Toni fizeram publicações em suas redes sociais.
Carol de Toni afirmou que a vitória de Trump é emblemática. A presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara ainda fez crítica ideológica dizendo que “a esquerda observa, inquieta, enquanto Trump ressurge para marcar novamente a história dos Estados Unidos e do mundo. Sua conquista nas eleições presidenciais representa um golpe duro para o movimento progressista internacional“.
O deputado estadual Ivan Naatz (PL), que acompanha a eleição americana em Los Angeles, a convite da campanha do Partido Republicano, também parabenizou Trump destacando o retorno da direita ao poder. “ Sua liderança é a esperança de uma América mais forte, confiante e comprometida com os interesses de seu povo”, comentou.
Outros deputados estaduais também comentaram o resultado. Dentre os que fizeram publicações, a maior parte destacou a pauta ideológica, citando a vitória da direita. “A vitória de Trump é mais uma sinalização da derrocada da esquerda no mundo. A população clama por governos eficientes, que sejam capazes de dar resposta frente a todas as mudanças que enfrentamos”, destacou o deputado estadual Antídio Lunelli (MDB).
Veja alguns comentários:
Leia Mais
Presidente Lula e governador Jorginho Mello parabenizam vitória de Trump
Na manhã desta quarta-feira, 6, o governador do estado, Jorginho Mello parabenizou Trump pela vitória, também em publicação em sua rede social. “Que sua vitória inspire, em todo o mundo, o sentimento de patriotismo, liberdade e os valores que fazem uma grande nação”.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que chegou a declarar apoio à oponente de Trump, a democrata Kamala Harris, e durante a campanha americana teceu críticas ao republicano, hoje pela manhã mudou o tom. Em postagem em sua rede social, falou em “diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade” ao parabenizar Trump pela vitória.
Durante a campanha, Trump prometeu aprofundar o corte de impostos, reduzir a inflação, recuperar a indústria americana e adotar políticas duras contra produtos chineses. O republicano também prometeu a maior deportação de estrangeiros da história americana e fechar as fronteiras contra imigrantes.
Relações com o Brasil
A mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) precisa ultrapassar a barreira das redes sociais e ser reproduzida também em gestos práticos e diplomáticos. O distanciamento ideológico entre o petista e Trump, que assim como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é considerado uma liderança da direita mais radical, não pode estar à frente das relações políticas e comerciais entre o Brasil e os EUA. A promessa do americano de aumentar tarifas sobre produtos importados acende um alerta para o Brasil, podendo, por exemplo, prejudicar as exportações do país.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO