Deputado federal faz comparação entre nordestinos e galinhas
Em sua rede social X (antigo Twitter), ele afirmou, nesta segunda-feira (10), que não mentiu na declaração
• Atualizado
O deputado federal e pré-candidato à prefeitura de Goiânia (GO), Gustavo Gayer (PL-GO), fez uma comparação polêmica entre os nordestinos e galinhas que recebem migalhas do Estado. O discurso, proferido durante um evento realizado em 24 de maio deste ano para debater um projeto relacionado ao Sistema Nacional de Educação (SNE), ganhou grande repercussão nas redes sociais.
Gayer compartilhou uma parábola na qual Josef Stalin, ex-líder político da União Soviética, é confrontado sobre a possível revolta do povo se continuasse a matá-lo. Em resposta, Stalin teria pego uma galinha, a segurado embaixo do braço e começado a arrancar suas penas, fazendo-a gritar e perder sangue.
Quando a galinha estava quase despida de suas penas, já em sofrimento, Stalin a jogou no chão e ofereceu-lhe algumas migalhas, que ela prontamente comeu. Em seguida, o líder soviético pegou a galinha novamente, agora calma, e ao se afastar, a ave teria seguido atrás dele.
“Essa história representa o que a esquerda faz com o Brasil, e principalmente o que a esquerda faz como o nordeste”, afirma o deputado.
Ele elogia o Nordeste, descrevendo-o como a região mais bela do Brasil e com habitantes “amigáveis, generosos, trabalhadores e maravilhosos”. No entanto, sugere que, devido aos baixos índices de alfabetização, os cidadãos estariam aprisionados em um “calabouço ideológico”.
Assista
“É só para olhar o Ideb da Bahia, é só olhar o Ideb [índice de Desenvolvimento da Educação Básica] do Nordeste, o nível de alfabetização daqui, do Maranhão, dos Estados do Nordeste. Eles fizeram para o Nordeste o que Stalin fez com a galinha”, comunica.
O deputado dá ainda exemplos de políticas públicas que, segundo ele, são migalhas que os nordestinos aceitam. “Ah, ele me dá cesta básica. Ele me deu R$ 300, o governo me deu R$ 300… Estão dando migalhas para uma população cada vez mais depenada!”, declara.
Em sua rede social X (antigo Twitter), após o vídeo se tornar viral e ganhar espaços em jornais, ele afirmou, nesta segunda-feira (10), que não mentiu na declaração.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO