Deputado diz que colega parlamentar teve “sorte” de ser assediada
Deputada vai entrar com ação contra o colega, que foi relator do caso de Arthur do Val
• Atualizado
A deputada estadual Isa Penna (PCdoB) entrará com uma representação no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) contra o também deputado estadual Delegado Olim (PP) para que ele seja afastado do próprio Conselho de Ética da Casa. Em entrevista na noite de quarta-feira (20), Olim falou que a deputada teve “sorte” de ter sido assediada sexualmente pelo deputado Fernando Cury (União Brasil) em 2020 durante sessão na Alesp: “Isa Penna, que sorte a dela. Ela vai se eleger por causa disso.”
“É inaceitável qualquer sugestão de ganho político a partir de um ato explícito de violência contra a mulher, assim como tentativas espúrias de buscar nisso um ganho pessoal político. O comentário reproduz o ciclo de violência que todos os dias tenta revitimizar mulheres que ousam denunciar os ataques que sofrem”, diz Isa Penna. Em nota, a assessoria da deputada relata que o comportamento “lamentável” de Olim no podcast trata com deboche a realidade vivida por milhões de mulheres todos os dias no Brasil, o que ilustra a gravidade da violência de gênero que mancha a política e a democracia brasileira.
Também em nota, o deputado Delegado Olim disse que se expressou mal em sua fala: “A intenção era dizer que a deputada Isa Penna ficou mais conhecida com o caso infeliz e repugnante de assédio do deputado Fernando Cury, e, conhecendo o deputado, sabe que ele não teve em nenhum momento a intenção de fazer aquilo, mas mereceu ser punido porque as mulheres precisam de respeito sempre, aos que acompanham meu mandato veem clara a minha bandeira de combate a violência contra mulher em todos os níveis”.
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO