Depois da confusão: Motta indica punição de Júlia Zanatta, Zé Trovão e Caroline de Toni
Parlamentares podem ficar seis meses sem mandato
• Atualizado
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), indicou a punição de afastamento de até seis meses para dois deputados federais de Santa Catarina: Zé Trovão (PL-SC), Caroline de Toni (PL- SC) e Júlia Zanatta (PL-SC). A medida faz parte de um pacote que inclui também uma lista com cerca de 60 nomes de deputados de outros estados.
Leia Mais
As punições são motivadas pelo tumulto ocorrido nesta semana, quando bolsonaristas ocuparam a Mesa Diretora do plenário da Câmara para impedir o início da sessão. O episódio gerou uma série de denúncias contra os parlamentares envolvidos na confusão.
A decisão de Hugo Motta ainda precisa ser analisada e aprovada pela corregedoria da Câmara, que deve começar a deliberar sobre o caso nos próximos dias.
Segundo comunicado da Secretaria-Geral da Mesa Diretora, todas as denúncias referentes às condutas durante o motim foram encaminhadas à Corregedoria Parlamentar para investigação. O processo teve início após um ofício assinado por PT, PSB e PSOL, que solicitou a suspensão dos cinco deputados envolvidos.
O SCC 10 entrou em contato com as assessorias de comunicação dos dois deputados. A assessoria de comunicação das deputadas, Júlia Zanatta e Caroline de Toni ainda não respondeu às nossas mensagens, enquanto a assessoria de Zé Trovão informou a seguinte nota:
Estou com o coração tranquilo e em paz, pois sei pelo que luto.
O que fizemos foi uma manifestação pacífica, por pautas legitimas como o fim do Foro Privilegiado, o impeachment de Alexandre de Moraes e a anistia aos perseguidos políticos do 8 de janeiro.
Esses assuntos, queimam no coração do Brasileiro, que tomaram as ruas do Brasil no último final de semana, para apoiar essas pautas e pedir o impeachment de Alexandre de Moraes.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO