“Dedo do Lula” com estrela do PT aparece a venda em loja em Santa Catarina
O objeto provocou indignação no presidente do PT em Itajaí.
• Atualizado
A foto da réplica do dedo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma vitrine de uma tabacaria em Itajaí, no Litoral Norte catarinense, está repercutindo nas redes sociais.
O dedo decepado aparece apiado em uma base em formato de estrela, pintada em vermelho com o símbolo do partido do presidente. A autoria da foto foi atribuída ao dirigente do PSOL Alex Stein.
Leia Mais
O presidente do Partido dos Trabalhadores em Itajaí se manifestou pelas redes sociais. Gerd Klotz escreveu que o objeto a venda é discriminatório. “O ato em si é torpe e indigno. Visivelmente é um ato discriminatório ao presidente Lula, que perdeu um dedo em um acidente de trabalho quando ainda jovem, como milhares de trabalhadores brasileiros já foram vítimas de acidentes por falta de medidas de segurança”.
Segundo a publicação do presidente da sigla em Itajaí, o objeto: “Parece ter a intenção de incitar ao ódio político e por consequência a discriminação por uma deficiência física, atitudes inaceitáveis para a convivência social pacífica e que atenta contra a dignidade da pessoa humana e o Estado Democrático e de Direito”.
A reportagem tentou contato com a tabacaria, mas até a publicação do texto, não teve resposta.
Como Lula perdeu o dedo?
O presidente Lula contou em entrevista ao apresentador Jô Soares como perdeu o dedo. Segundo Lula, sua mão teria ficado presa em uma prensa.
“Eu era torneiro mecânico e quebrou o dispositivo em uma prensa. Eu estava fazendo naquele dia os botões de cofre de banco”, diz Lula. Segundo o presidente, um colega soltou a prensa, ele conseguiu tirar a mão, mas o dedo mindinho acabou esmagado.
- Exportações de SC para os EUA caem quase 20% em agosto, mas estado cresce no comércio global
- Diretora de creche salva bebê de engasgo em SC
- Para Lula, Bolsonaro assume culpa ao pedir anistia antes de condenação
- Cesta básica em SC apresenta queda em agosto, mas permanece entre as mais caras do país
- Empresa de combustíveis em SC é punida por uso de certidão falsa em licitação; entenda
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO