Política Compartilhar
Justiça

Congresso deve instalar CPMI dos Atos Golpistas nesta quinta-feira

A primeira sessão estava marcada para o início da semana, mas precisou ser adiada devido à votação do novo marco fiscal

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Foto: Joedson Alves/Agência Brasil/Reprodução
Foto: Joedson Alves/Agência Brasil/Reprodução

O Congresso Nacional deve instalar, nesta quinta-feira (25), a Comissão Parlamentar Mista de Inquéritos (CPMI) dos Atos Golpistas. A primeira sessão estava marcada para o início da semana, mas precisou ser adiada devido à votação do novo marco fiscal – aprovado pela Câmara dos Deputados na noite de quarta-feira (24).

A instalação da CPMI, formada por 32 parlamentares titulares, sendo 16 senadores e 16 deputados, será feita pelo senador Otto Alencar (PSD-BA). O colegiado ficará responsável por investigar, em até 180 dias, os atos de ação e omissão ocorridos durante a invasão e depredação das sedes dos três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro.

Segundo os parlamentares, nesta primeira sessão serão eleitos o presidente e o vice-presidente do colegiado. O relator do caso também deverá ser indicado.

O requerimento para a instalação da CPMI foi lido pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em abril. O texto ganhou força após a divulgação de imagens dos circuitos internos do Palácio do Planalto do dia da invasão. Nas imagens, é possível ver como os golpistas tiveram acesso ao prédio, além da inação de alguns militares.

Senador de SC preside a sessão de instalação da CPMI dos Atos Golpistas

O senador Esperidião Amin (PP) convocou os integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do 8 de janeiro para a próxima terça-feira (23) quando o catarinense presidirá sessão de instalação. A reunião ocorrerá às 14h, mas o local ainda será definido.

A CPMI terá 15 senadores e 15 deputados federais e é vista pelos conservadores como a grande oportunidade de provar que houve proposital negligência dos responsáveis pela segurança e gente infiltrada para provocar os atos de vandalismo nas sedes do três poderes da República, na Capital Federal, oito dias depois da posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Presidência.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.