Com influenza e pneumonia, Lula cancela viagem à China
Presidente iria embarcar para o país no domingo, mas falta de consenso em equipe médica mudou viagem
• Atualizado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu remarcar a viagem para a China e se recuperar do quadro de pneumonia leve, confirmado na sexta-feira (24). Lula havia adiado o embarque de sábado para domingo, mas seria arriscado passar 25 horas no voo. A mudança dos planos foi oficializada neste sábado (25).
O SBT News apurou que a avaliação é de que, apesar do presidente estar se recuperando bem, a infecção pulmonar pode piorar com a pressão e a queda de concentração de oxigênio provocadas pela altitude em voos mais longos.
A agenda oficial de Lula na China previa, já na segunda-feira (27), o discurso no Fórum China-Brasil de Desenvolvimento Sustentável e a reunião bilateral com o presidente chinês, Xi Jinping, na terça-feira (28).
Segundo fontes do SBT News, a decisão do presidente não foi fácil. Essa é considerada uma das viagens mais importantes para o governo. A programação incluía conversas bilaterais e assinaturas de diversos acordos e visava promover as relações comerciais com Pequim, principal parceiro do país.
Além das relações bilaterais, Lula participaria da posse de Dilma Rousseff como presidente do Novo Banco do Desenvolvimento (NDB), instituição financeira criada, em 2014, pelos Brics? O bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO