Com 464 votos de 513, Arthur Lira é reeleito presidente da Câmara
Deputado venceu oponentes em 1º turno, com expressivos 464 votos
• Atualizado
Com 464 votos, Arthur Lira (PP-AL) venceu, em 1º turno, a eleição para a presidência da Câmara e será reconduzido ao cargo para o próximo biênio. A vitória do deputado alagoano nesta quarta-feira (1) era dada como certa, com articulações iniciadas desde a transição de governos, no ano passado. Ele enfrentou dois oponentes: Chico Alencar (PSol-RJ) e Marcel Van Hattem (Novo-RS).
O apoio a Lira veio por meio de um “superbloco”, que reuniu um expressivo número de partidos da Câmara. Das 23 siglas representadas, 20 se juntaram em favor do deputado. Entre elas, o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro e o PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Apenas ficaram de fora a Federação PSol-Rede, que apoiou Chico Alencar, e o partido Novo, de Van Hattem.
A vitória de Lira dá ao deputado o segundo mandato consecutivo como presidente da Câmara, e mostra uma evolução das articulações adotadas pelo parlamentar. Em 2018, Lira venceu com 302 votos e enfrentou sete oponentes. O deputado Baleia Rossi (MDB-SP) ficou em segundo lugar naquela eleição, com 145 votos. Van Hattem também participou daquele pleito, ficando em 5º lugar com 13 votos.
- PF indicia padre por envolvimento em tentativa de golpe contra Lula
- Em reviravolta, TRF-4 tira Curi da disputa na OAB
- ‘Hotel da morte’: conheça o refúgio que só recebe hóspedes que estão prestes a morrer
- Julgamento de Bolsonaro pode ser adiado para 2025; veja os próximos passos
- Chuva provoca acidente entre dois carros na SC-157
- Homem que matou a ex-mulher na frente da filha de 8 anos é condenado em SC
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO