Chiodini terá ex-prefeito de Galvão como adjunto na Agricultura
Com foco na manutenção do perfil técnico, Cidasc e Epagri não devem sofrer mudanças
• Atualizado
O deputado federal Carlos Chiodini (MDB) que assume nesta quarta-feira, 5, a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária terá como adjunto o ex-prefeito de Galvão, Ademir Dallacort (PL).
Chiodini escalou um nome com experiência no setor para somar na gestão da pasta. Agropecuarista, produtor de grãos e avicultor, Dellacort tem formação em Ciências Econômicas. Foi prefeito quatro vezes da cidade de Galvão, duas pelo MDB, uma pelo PR e outra pelo PL, finalizando seu último mandato em 2024.
Cidasc e Epagri, dois setores reivindicados pelo MDB no início das negociações com o governador Jorginho Mello (PL) para a participação no governo, não devem sofrer alterações. Chiodini vai apostar no perfil técnico e não deve mexer no que estiver funcionando.
“Santa Catarina é um Estado reconhecido pela sua produção agropecuária diversificada e pela excelência dos nossos produtos. Nosso compromisso é trabalhar para ampliar o acesso ao crédito, fomentar a pesquisa e a tecnologia no campo, garantir infraestrutura adequada para o escoamento da produção e promover políticas públicas que incentivem a sustentabilidade e a valorização do produtor rural”, destaca o parlamentar.
Segundo Chiodini, o diálogo aberto e a parceria entre Governo, produtores, cooperativas e entidades do setor, será fundamental para construir soluções que tornem Santa Catarina uma referência ainda maior no cenário agropecuário nacional e internacional. “Estamos cientes dos desafios que temos pela frente, mas também confiantes na força e na capacidade do nosso povo”, afirma.
Deputado estadual por três mandatos e federal em seu segundo mandato, Carlos Chiodini já foi diretor do Porto de São Francisco e secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável. Empresário, formado em Gestão Pública, Chiodini é o atual presidente do MDB de Santa Catarina e vice-presidente nacional do partido.
A participação do MDB no governo consolida a parceria da sigla com o governo de Jorginho Mello (PL), que mira na eleição de 2026. Além de Chiodini, que já citado nos bastidores como um possível nome para compor como vice-governador, o deputado estadual Emerson Stein (MDB) assume a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Economia Verde. Os emedebistas também indicaram Jeferson Ramos Batista, para a Fesporte, e têm o deputado Jerry Comper (MDB) no comando da Secretaria de Estado da Infraestrutura.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO