Política Compartilhar
Nova Bancada

Câmara dos Deputados aprova urgência para criação da Bancada Cristã

Criação da Bancada Cristã gerou debate e polêmica no plenário

• Atualizado

Redação

Por Redação

Câmara dos Deputados aprova urgência para criação da Bancada Cristã – Imagem: Lula Marques/Agência Brasil
Câmara dos Deputados aprova urgência para criação da Bancada Cristã – Imagem: Lula Marques/Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (22), por 398 votos a favor e 30 contra, a urgência para a votação de um projeto de resolução que cria uma nova bancada parlamentar, a Bancada Cristã. A decisão foi incluída no início da tarde pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Caso o projeto seja aprovado, a nova bancada será formada por parlamentares evangélicos e católicos e se somará às duas bancadas já existentes, a feminina e a negra. O líder da Bancada Cristã terá direito a participar das reuniões de líderes da Câmara, com voz e voto, e poderá usar da palavra, pessoalmente ou por delegação, durante o período das comunicações de liderança, por cinco minutos semanais.

O projeto foi apresentado pelos presidentes das frentes parlamentares evangélica e católica, Gilberto Nascimento (PSD-SP) e Luiz Gastão (PSD-CE). Segundo a proposta, caberá à bancada zelar pela participação de seus deputados e deputadas nos órgãos e atividades da Câmara.

De acordo com o requerimento, a formalização da Bancada Cristã no Regimento Interno representa o reconhecimento de uma realidade política e social consolidada. “Tal medida reafirma o compromisso do Parlamento com a representatividade plural, assegurando que convicções morais partilhadas por grande parcela da população brasileira encontrem expressão legítima, organizada e transparente no processo legislativo”, diz o documento.

O requerimento também esclarece que as duas frentes parlamentares continuarão existindo e atuando junto da Bancada Cristã, “de forma independente, em pautas que convergirem e expressarem valores comuns.”

A medida gerou polêmica no plenário. Ao final da votação, o presidente Hugo Motta afirmou que garantirá um debate amplo sobre o tema antes da votação final.

Com informações de Agência Brasil.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.